As empresas de
grande porte (com mais de 100 mil beneficiários) também terão que
oferecer atendimento telefônico ao consumidor durante 24h, sete dias por
semana. A resolução proposta também exige que as operadoras forneçam,
no início do atendimento, o número de protocolo da demanda assistencial e
determina que ele seja enviado ao cliente em no máximo 24h (via
mensagem de SMS, e-mail ou ligação gravada).
"Com essas medidas,
queremos ampliar a qualidade do atendimento que é prestado pelas
operadoras, diminuindo a insatisfação dos beneficiários em relação aos
planos de saúde", destaca a diretora de Fiscalização da agência, Simone
Freire.
Na proposta de resolução, a ANS também dá até cinco dias
úteis para que as operadoras respondam aos beneficiários sobre a
negativa para a realização de procedimentos ou serviços solicitados,
informando detalhadamente o motivo e o dispositivo legal que o
justifique. Nos casos de procedimentos de alta complexidade - como
tomografias e ressonâncias - ou atendimento em regime de internação
eletiva - que são agendadas -, o prazo é de até dez dias úteis.
Ainda
segundo a resolução, o consumidor poderá pedir o envio dessas
informações por escrito em até 24h e requerer reanálise da sua
solicitação, que será avaliada pela Ouvidoria da empresa – outra
novidade importante implementada pela nova norma. Com isso, ele tem a
oportunidade de recorrer da negativa dentro da própria operadora. Se a
empresa dificultar ou tentar impedir essa reanálise, será configurada
infração de negativa de cobertura, sujeita às penalidades vigentes.
"A
operadora tem que ser o primeiro canal de atendimento do consumidor e
ela precisa dar uma resposta de qualidade para o beneficiário para que
ele não precise recorrer à ANS, aos órgãos de defesa do consumidor e,
eventualmente, à Justiça", completa a dirigente.
Em caso de descumprimento das regras previstas na resolução normativa, a ANS estabeleceu multa no valor de R$ 80 mil.
A
consulta pública estará aberta para o recebimento de contribuições de
toda a sociedade. O envio de sugestões e críticas deverá ser feito,
exclusivamente, por meio de formulário eletrônico disponível no portal
da ANS na internet durante 40 dias, até 5 de julho.
Fonte: O Globo
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