quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Consumidores recebem tijolos no lugar de compras feitas pela internet

No final do ano, milhares de pessoas aproveitaram as promoções.
Mas, na hora de receber os produtos, tiveram surpresas.

Milhares de consumidores aproveitaram as promoções e fizeram compras pela internet no final do ano passado. Mas, na hora de receber os produtos, alguns consumidores tiveram uma surpresa. Em vez do produto esperado, como câmera ou celular, receberam tijolos e até garrafas cheia de água.
Um consumidor da Bahia esperava receber três celulares ao abrir a embalagem dos produtos que comprou pela internet. Mas veio algo bem diferente no lugar: uma garrafa d´água.
Outro consumidor de São Paulo também foi enganado. Gastou quase R$ 6 mil em uma máquina fotográfica profissional. Mas recebeu um tijolo no lugar do equipamento.
Só em um site de reclamações, a gente encontra mais de 20 mil consumidores de três grandes lojas brasileiras insatisfeitos. Pelo menos 80 pessoas reclamam que gastaram entre R$ 3 mil e R$ 6 mil para comprar produtos eletrônicos, mas receberam tijolos, que custam apenas R$ 0,27.
As lojas alegam que não são responsáveis pela venda, pois apenas hospedaram no site a empresa responsável pela comercialização e entrega dos produtos. Mas, segundo o Procon, mesmo assim, as lojas têm responsabilidade.
"O consumidor tem o direito à entrega da mercadoria, à troca dessa mercadoria ou serviço por um equivalente ou rescindir o contrato com o ressarcimento de valores", explica o diretor do Procon, Geraldo Mozart.
Mas a estudante Ana Maria Navarro Vendramini quer fazer valer o Código de Defesa do Consumidor. Ela não quer o dinheiro de volta e sim o produto que comprou na loja virtual. "Fiquei muito decepcionada. Não tenho mais segurança para comprar online, porque comprei em uma loja que, supostamente, tinha muita credibilidade e que me entregou um tijolo".
A rede de lojas informou que descredenciou a empresa responsável pela venda e entrega das mercadorias.
O Procon orienta ainda que o consumidor deve sempre desconfiar de promoções milagrosas.
Fonte: Jornal Hoje

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