quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Procon/AL alerta que consumidor deve ficar atento a saldão de verão

Consumidor deve ficar atento para algumas dicas básicas, como não comprar por impulso, mesmo que o preço esteja abaixo do custoConsumidor deve ficar atento para algumas dicas básicas, como não comprar por impulso, mesmo que o preço esteja abaixo do custo.
Com o fim dos períodos das compras natalinas, surge a oportunidade dos comerciantes tentarem chamar a atenção dos clientes anunciando descontos e grandes promoções, mas, que impõem aos consumidores o desafio de analisar atentamente as ofertas e a reputação dos vendedores.
Grande parte das promoções, feitas tanto pelas grandes redes como também pelas lojas de menor porte, costumam ocorrer logo no início do ano com descontos de até 70%. O Saldão de Verão serve para esvaziar os estoques do ano anterior e pode ser uma boa oportunidade para economizar, mas é necessário ter alguns cuidados antes de realizar a(s) compra(s).
Pesquise e analise o produto que for comprar. As lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos que não possuem defeitos (por cor, tamanho e modelo de itens vendidos em liquidações). Muitas o fazem simplesmente como estratégia de fidelização do consumidor. Sempre que for comprar algo, especialmente em liquidação, saiba como funciona a política de trocas da empresa antes de concluir a compra.
O consumidor deve se atentar para algumas dicas básicas, como  jamais comprar por impulso, mesmo que o preço esteja abaixo do custo, pois o impulso é o primeiro passo para o endividamento.
Também é essencial pesquisar os preços cobrados com antecedência e paciência, o que pode ser feito em sites de buscas. Quem já vem pesquisando um produto há mais tempo e conhece seu valor médio terá mais facilidade para identificar ofertas falsas.
Outra dica é analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas e, quando efetivar a compra, imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido. Faça cópias de tela em cada etapa da compra, desde o anúncio até a conclusão do pagamento e o prazo de entrega.
Em caso de dúvidas ou para realizar uma denúncia, o consumidor pode se dirigir ao Procon mais próximo de sua região.
Fonte: Tribuna Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário