De acordo com economistas da Serasa, a queda das tentativas de
fraudes em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano
anterior, é devido ao quadro recessivo da economia e da baixa confiança
dos consumidores que, evitando ampliar os gastos e o nível de
endividamento, vão menos às compras. "Assim, fica reduzido o potencial
de atuação dos fraudadores pela menor circulação de consumidores nos
mais variados mercados", explicaram.
Tentativas de golpes no setor
de telefonia responderam por 71.478 registros, totalizando 42,3% do
total de investidas realizadas, queda em relação aos 45,2% registrados
pelo setor no mesmo mês de 2014. Já o setor de serviços – que inclui
construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de
beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 47.356 registros, equivalente a
28% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por
27,6% das ocorrências. O setor bancário foi o terceiro do ranking em
janeiro/15, com 34.826 tentativas, 20,6% do total. No mesmo mês de 2014,
o setor respondeu por 18,1% dos casos. O segmento varejo teve 12.251
tentativas de fraude, registrando 7,3% das investidas contra o
consumidor em janeiro de 2015, mesmo percentual observado em janeiro de
2014.
Entre as principais tentativas de golpes registradas estão a
emissão de cartão de crédito; financiamento de eletrônicos; compra de
celulares com documentos falsos ou roubados; abertura de conta; compra
de automóveis, em todos estes casos sempre deixando a conta para a
vítima; e a abertura de empresas com dados roubados, para servir de
fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.
Fonte: O Globo
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