terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Como pequenas mudanças de hábito ajudam nas finanças pessoais

Você não precisa ganhar na loteria ou ter uma vida reclusa para ter equilíbrio financeiro. Pequenos hábitos fazem toda a diferença

Em tempos de crise econômica, a preocupação com as finanças pessoais deve ser ainda maior. E administrar bem as finanças é fundamental para manter as contas em dia.
Uma pergunta que sempre devemos nos fazer é: se eu perdesse o emprego hoje, quanto tempo conseguiria manter as minhas despesas? “Se você chegou à conclusão que não passaria ao menos seis meses tranquilo até encontrar outro emprego, é hora de reorganizar a sua vida financeira”, afirma Diogo Martins Gonçalves Morais, professor especialista em educação financeira na Faculdade de Tecnologia Termomecanica e autor do livro “Educação Financeira para o Ensino Médio” do Colégio Termomecanica, instituições gratuitas mantidas pela Fundação Salvador Arena.
Você não precisa ganhar na loteria ou ter uma vida reclusa para ter equilíbrio financeiro. A formação de pequenos hábitos que passam despercebidos no nosso dia a dia podem transformar as nossas finanças. Veja as dicas que o professor Diogo Morais tem para quem deseja iniciar 2016 com o pé direito.
O primeiro passo é ter consciência de como o seu dinheiro é gasto. Anote diariamente todos os seus gastos em um período de três meses. Existem vários aplicativos para smartphones que podem apresentar uma síntese dos gastos de maneira prática e didática. O velho caderninho de anotações também pode ser útil.
Depois é hora de definir metas para a diminuição gradativa das despesas. Lembre-se que os pequenos passos rumo ao objetivo são sempre mais seguros. Qualquer atitude precipitada poderá lhe trazer frustrações e desgaste de energia. Liste todas as dívidas e observe a taxa de juros definida para cada uma delas. Ordene-as a começar pela dívida com a maior taxa.
Reúna a família. Envolva-os nas economias domésticas como redução do consumo de água e energia elétrica. Não se esqueça que a energia elétrica é um dos itens que mais ficou caro em 2015. No planejamento prévio das compras de supermercado, fique atento a alta dos preços e substitua produtos sempre que possível.
Discuta abertamente como programar atividades de lazer. Em alguns casos, a pipoca e o refrigerante do cinema (o famoso combo) são mais caros que o próprio ingresso para ver o filme. Não tenha receio e nem vergonha de solicitar descontos e buscar as melhores opções de compras. Economizar é hábito comum de todas as pessoas de sucesso e devemos ensinar isso aos nossos filhos. Ao invés de dizer não aos filhos, aproveite a oportunidade para praticarem juntos um plano de poupança para atender ao pedido deles. A educação financeira deve ser praticada o mais cedo possível.
Proteja seu dinheiro da inflação. Se estiver livre de dívidas, não se esqueça que a inflação promete se manter em alta em 2016. Embora a incerteza política faça com que qualquer previsão seja frágil, tudo indica que investir em títulos do tesouro pós-fixado – títulos emitidos pelo governo - ou Certificado de Depósito Bancário (CDBs) – título privado emitido pelos bancos -, que ofereçam rentabilidade de no mínimo 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), sejam as melhores opções para 2016. Faça um bom planejamento, de acordo com os seus objetivos e o tempo que está disposto a esperar para ter o retorno.
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário