As queixas mais comuns foram por débitos não autorizados em conta
(1.003, aumento de 46%), cobrança irregular por serviços não contratados
(624, alta de 26%) e prestação de forma irregular do serviço conta
salário (624, crescimento de 109%).
Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, a instituição com
mais reclamações no trimestre foi o Santander, que encabeçou a lista do
BC em fevereiro e março, seguido pelo Banco do Brasil. No ranking de
instituições com menos de 1 milhão de clientes, os mais reclamados foram
BMG e Bonsucesso.
Em março, o Santander liderou o
ranking de grandes instituições financeiras com maior índice e maior
número absoluto de reclamações consideradas procedentes pelo BC. No mês
passado, o BC contabilizou 734 queixas.
Considerando o total de clientes do Santander, o índice ficou em 3,17
(número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado
por 100.000). O Banco do Brasil ocupou o segundo lugar no índice de
reclamações (1,51) e teve 524 descumprimentos de normas. O Banrisul veio
em terceiro (0,99, com 23 reclamações procedentes). O quarto índice foi
do Itaú Unibanco (0,98, com 254 demandas). Em quinto, ficou o HSBC
(0,71, com 41 reclamações).
Na lista de instituições financeiras com menos de 1 milhão de
clientes, as cinco com maior índice em março foram Bonsucesso, BMG,
Industrial do Brasil, Banco Intermedium e Fibra.
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