sábado, 26 de novembro de 2011

Roteiro de Compras - Direitos Básicos do Consumidor

Todos os dias o Procon de Caicó-RN atende cidadãos que de alguma forma se sentiram prejudicados na aquisição de produtos e serviços.

O Código de Defesa do Consumidor, em vigor desde 1990, tem se mostrado moderno e eficiente como instrumento para assegurar os direitos dos consumidores. Em diversas situações verifica-se a intervenção dos órgãos de defesa com resultados importantes, mas só o cidadão, exigente e bem informado, é capaz de obrigar o mercado a cumprir a Lei, assegurando qualidade de produtos e bom atendimento a todas as pessoas.
 
Faça as Contas
Antes de ir as compras é necessário verificar o orçamento familiar para saber exatamente quanto se pode comprometer da renda da família, evite gastar mais do que se pode pagar. 
Decida o que comprar
Decidir o que se quer comprar antecipadamente vai facilitar a comparação de preços e o exercício da livre escolha. 
Compare preços
Entre os passos mais importantes da compra está a comparação de preços, visite quantos estabelecimentos puder verificando o preço a vista do produto que se quer comprar.
Todo produto exposto à venda deve conter, entre outras informações, o preço a vista. Evite estabelecimentos que não informam o preço à vista em produtos expostos, especialmente em vitrines.
Procure comprar a vista, mas se for comprar a prazo, exija antecipadamente, saber qual será o juro cobrado no financiamento. Para comparar o valor a prazo, informe sempre em quantas parcelas você quer pagar, solicite o valor das parcelas e o total a prazo, isso vai facilitar a comparação.
Documento em Branco
Evite surpresas, não assine contrato ou qualquer documento em branco, essa prática é comum nas situações de compra a prazo. Se o comerciante insistir, solicite cópia do documento assinado em branco e informe-o que apresentará reclamação sobre o fato.
 
Exija Cópia do Contrato
Você tem direito à cópia de qualquer documento que assinar. Eles serão necessários na hora de reclamar seus direitos. 
Nota Fiscal
Exija nota fiscal, além de assegurar seus direitos como consumidor, lembre-se que os impostos são pagos por você e estão embutidos no preço. Deixar de exigir nota fiscal é aumentar os lucros do fornecedor e abrir mão dos investimentos sociais que cobramos dos governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário