terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vendas da indústria de material construção recuam 3,5% em um mês


O faturamento resultante da venda de materiais de construção no mercado interno em outubro caiu 3,5% em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). Já na comparação com o mesmo período de 2010, o crescimento nas vendas foi de 3,9%.
No acumulado do ano, a expansão foi de 2,4%, em relação ao mesmo período do ano passado. Já na avaliação dos últimos 12 meses, o crescimento observado foi de 3%, frente aos 12 meses anteriores.
De acordo com a entidade, os resultados apresentados encontram-se abaixo das perspectivas do setor e são causados pelas medidas de contenção da inflação e pelo aumento das importações. “A redução do ritmo das grandes obras e o aumento das importações de materiais de construção são os principais fatores associados ao resultado abaixo da expectativa”, explica o relatório da associação.
Materiais de base e acabamento
O faturamento deflacionado com as vendas de materiais básicos recuou 2,3%, em relação a setembro deste ano. Na comparação com outubro de 2010, no entanto, o aumento registrado foi de 5,2%.
No acumulado do ano, houve retração de 0,7%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já em relação aos últimos 12 meses, de novembro de 2010 até outubro de 2011, foi observada queda de 0,3%. 
Já em relação aos materiais de acabamento, o levantamento apontou uma expansão de 1,6% em outubro, na comparação anual, e uma queda de 5,6%, no confronto mensal. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, houve alta de 8,3%, e nos últimos 12 meses, avanço de 9,4%.
Nível de emprego
Em relação ao nível de emprego na indústria de materiais de construção, o levantamento mostra avanço de 6,2% em relação a outubro do ano passado, e estabilidade na comparação com setembro deste ano.
Expectativa para os próximos meses
Para os próximos meses, as expectativas da Abramat se mantêm positivas. De acordo com o presidente da entidade, Walter Cover, a continuidade de desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos materiais até 2012, a disponibilidade de crédito e o elevado nível de emprego no mercado favorecem o setor.
Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário