sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Inadimplência avança 9,46% em novembro,10º mês de alta, diz CNDL


A taxa de inadimplência subiu 9,46% em novembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira (9) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Trata-se da décima elevação consecutiva contra o mesmo mês do ano anterior - comparação que é considerada mais apropriada pela CNDL. Contra outubro deste ano, a taxa recuou 12,11% Já no acumulado dos 11 primeiros meses deste ano, houve aumento de 5,69% na inadimplência.
"A economia está passando por um período de instabilidade devido à crise externa. Diante desse cenário adverso, consumidores e empresários estavam menos confiantes. No mais, o encarecimento do crédito, com o aumento da taxa de juros, contribuiu para a elevação no número de registros [de inadimplência]", informaram a CNDL e o SPC Brasil.
Consultas
A CNDL e o SPC Brasil disseram ainda que o número de consultas para compras a prazo e para pagamentos com cheques (indicador relacionado com o volume de vendas) subiu 4,32% em novembro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Contra outubro deste ano, houve queda de 5,24% e, no acumulado do ano, foi registrada uma expansão de 5,32%.
Cancelamentos de registros
Os dados da CNDL/SPC Brasil mostram ainda que houve um aumento de 6,51% no cancelamento dos registros (de inadimplência) contra novembro do ano passado. Na comparação com outubro deste ano, o cancelamento de registros subiu 11,55% e, na parcial dos 11 primeiros meses de 2011, cresceu 5,58%.
Metodologia
A CNDL lembra que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito. As transações com cartões de crédito absorvem cerca de 20% do volume total de operações, segundo estimativas da entidade. Os dados da CNDL envolvem, porém, a consulta em mais de 150 milhões cadastros de pessoa física (CPF) de consumidores em 800 mil pontos de vendas credenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário