quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Custo-benefício faz brasileiros trocarem mais de banco, diz pesquisa

Os brasileiros estão cada vez mais interessados no melhor padrão de produtos e serviços bancários pelo menor custo. Se a instituição não oferecer esta relação atrativa, a opção é trocar de banco, de acordo com estudo da Accenture divulgado nesta quarta-feira (11).
Segundo o levantamento, em 2010, 22% dos entrevistados mudaram de instituição financeira. Em 2009 este percentual foi menor: 14%.
Em outros países, o percentual de correntistas que optaram por mudar de instituição bancária em 2010 foi menor: a média global, segundo a Accenture, foi de 16%.
Já em outras nações emergentes, a média dos clientes que trocaram de bancos foi mais alta. A China aparece em destaque, com 31% dos entrevistados. O México também teve um alto índice de mudanças. Lá, 29% dos entrevistados deixaram seus bancos e abriram a conta em outros.
Satisfação dos clientes
As consultoria aponta que, no âmbito global, as instituições financeiras ampliaram a oferta de serviços à disposição de seus clientes. “Conveniência, segurança e velocidade dos serviços bancários avançam em ritmo acelerado com a evolução tecnológica e ganham uma dimensão relevante, diretamente relacionada às experiências vividas e à satisfação dos clientes”, diz a Accenture.
Com isso, mais de um terço (36%) dos clientes brasileiros afirmam que estão satisfeitos com os serviços oferecidos pela sua instituição bancária. O número é igual à média global, que também se diz satisfeita com a qualidade destes serviços.
Entretanto, países como os Estados Unidos, Índia e Canadá têm os índices mais altos, com mais de 48% de apontamentos positivos. Os mais baixos vêm do Japão, com apenas 12%, Singapura com 22%, e Espanha, com 23%.
Por outro lado, entre os clientes brasileiros também existe uma parcela significativa de insatisfeitos – 16 %, acima da média mundial de 13%.
Estudo
Para a 1ª edição do Estudo Global de Custo, Qualidade e Satisfação de Serviços Bancários foram consultados os principais bancos de varejo de 15 Países (Argentina, México, EUA, França, Inglaterra, Alemanha, África do Sul, Índia, Rússia, Turquia, Japão, Hong Kong, Singapura e Austrália).
Em cada país, a consultoria analisou as informações dos dois maiores bancos por volume de receita, com exceção do Brasil onde foram pesquisados sete bancos. A coleta de informações foi feita por meio dos canais públicos, disponíveis para qualquer consumidor.


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