sábado, 14 de janeiro de 2012

Entenda o que é título de capitalização e não seja enganado


Consumidor deve ser informado claramente sobre todas as condições ao contratar o serviço
Adquirir um título de capitalização requer muita atenção por parte dos consumidores. Assim como na loteria, na qual são disponibilizados valores e apostas mínimas, os títulos de capitalização possuem valores predeterminados pelas instituições financeiras. Ou seja, após aderir ao título, o consumidor não tem a liberdade de optar pela quantia de dinheiro que quer fornecer. 
A quantia fica, durante um período, nas mãos de uma instituição financeira, que oferece combinações numéricas que são submetidas a concursos periódicos. O consumidor pode ser sorteado e ganhar prêmios em dinheiro, automóveis, eletrodomésticos, etc, ou receber de volta entre 50 e 100% do valor total investido anteriormente. 
Os títulos de capitalização funcionam como uma loteria, com a diferença de que, no final de um período estabelecido, o consumidor recebe de volta parte do dinheiro pago, corrigido monetariamente. Por exemplo: se ele compra um título de pagamento único de R$ 300, o débito em sua conta corrente será feito imediatamente. Já se optou pelo pagamento mensal – geralmente débitos diretos na conta corrente – o valor será debitado na data e no valor contratado, acrescido da correção estipulada em contrato
Título não é poupança
Entretanto, vale lembrar que os títulos de capitalização não são investimento e nem devem ser confundidos com uma caderneta de poupança. A principal diferença é que as aplicações em poupança não exigem carência para resgate dos recursos investidos. Outra diferença é que a Susep permite que o título de capitalização tenha um rendimento inferior à poupança.  Além do que as aplicações em títulos não possuem uma garantia concreta de ressarcimento ou indenização em casos de irregularidades da instituição financeira fornecedora do título. Por isso, o consumidor deve estar atento e pesquisar todas as condições antes de aderir a tal aplicação.
Se ele busca tentar a sorte com os sorteios, talvez essa seja uma boa opção. Porém, se o objetivo é aplicar o dinheiro e fazê-lo render, não vale a pena adquirir um título de capitalização. Pesquisar outras opções disponíveis no mercado financeiro é a melhor escolha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário