A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje (24) a
implantação de um sistema de alerta para catástrofes naturais. Usuários
de telefones móveis receberão uma mensagem por celular que servirá de
alerta em caso de iminência de desastres naturais. Os avisos serão
enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres
(Cenad) e pela Defesa Civil dos estados e municípios.
Segundo a
agência reguladora, a implantação do projeto está a cargo da própria
Anatel, em parceria com a Defesa Civil, e contará ainda com o trabalho
das empresas de telecomunicações. O projeto-piloto será ativado
inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500
mil habitantes. Estas cidades foram escolhidas por conta de eventos
meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas,
vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.
A partir de 1º de
fevereiro, os usuários de telefonia móvel que moram nas cidades
selecionadas receberão uma mensagem convocando para adesão ao
projeto-piloto: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de
SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda
para 40199 com CEP de interesse". Além disso, será realizada campanha de
divulgação nos meios de comunicação destas cidades. O serviço de alerta
via SMS ficará a cargo das empresas de telecomunicações, sem ônus para
os cofres públicos.
Os SMS começarão a ser enviados em caso de
alertas de desastres naturais a partir de 7 de fevereiro. O
projeto-piloto terá duração de 120 dias e, em maio, será feita uma
avaliação durante 65 dias. Se necessário, será feita uma revisão do
projeto. Em julho, o serviço começará a ser disponibilizado para outros
municípios de todo o país. O Cenad vai montar um cronograma para a sua
implantação.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário