quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

MEC abre consulta pública sobre aplicação do Enem em apenas um dia


Image result for MEC abre consulta pública sobre aplicação do Enem em apenas um diaO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser aplicado em apenas um dia em 2017. A possibilidade foi levantada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocada em consulta pública, aberta ontem (18).
Qualquer pessoa pode participar e tem até o dia 10 de fevereiro para opinar no site do Inep. O edital do Enem 2017 será divulgado, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, após o encerramento da consulta, ainda no mês de fevereiro.
Atualmente, o Enem é aplicado em dois dias – um sábado e um domingo. A redução nos dias de aplicação, segundo Mendonça Filho, reduziria também os custos com as provas. A prova seria menor e teria, no máximo, 100 questões – hoje são 180 divididas em dois dias. A redação, aplicada no segundo dia de prova, seria mantida.
“A avaliação manterá a qualidade, nenhum conteúdo será desprezado. Não vamos sacrificar a qualidade por conta de qualquer que seja a conveniência ou a redução do custo”, disse o ministro nesta quarta-feira, em Brasília. Segundo ele, as equipes técnicas do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram acionadas e avaliarem que a redução é viável.
Além de reduzir custos, o ministro destaca que a aplicação em um único dia beneficiaria os sabatistas, de religiões que guardam o sábado. Atualmente, eles precisam esperar em uma sala o sol se por para começar a fazer a prova do sábado.
Consulta pública
A consulta pública está disponível na internet em formato de quatro questões. Em uma delas a pessoa define o formato, de um ou dois dias. Sendo dois dias, ainda é possível sugerir se as provas devem ser aplicadas em dois domingos ou mesmo em um domingo e uma segunda-feira, que seria feriado escolar.
Uma das questões é livre para que a pessoa dê as próprias sugestões. E a última pergunta é sobre a realização do Enem por computador. A ideia não é nova e vem sendo discutida desde 2012. O ministro, no entanto, disse que é inviável que isso seja feito ainda neste ano, mas que é possível, que sejam feitos testes de aplicação.
A aplicação eletrônica também contribuiria para a redução de gastos, mas apresenta dificuldades logísticas, uma vez que nem todas cidades têm acesso a internet ou mesmo computadores.
O Inep enviou um e-mail para todos os participantes do Enem 2016, convidando-os a participar da consulta. Até o início da tarde desta quarta-feira, a consulta teve mais de 700 mil acessos.
Mundaças em 2017
O ministro reforçou que a certificação do ensino médio, que atualmente pode ser feita pelo Enem, será desmembrada e feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A pasta também deverá fortalecer uma avaliação para testar os conhecimentos dos estudantes do ensino médio. A intenção é que o Enem seja voltado apenas para a seleção de vagas no ensino superior.
Os treineiros – estudantes ainda que não cursam o ensino médio, mas fazem as provas só pra treinar – seguirão podendo fazer o exame. O MEC chegou a cogitar um exame específico para que aqueles que ainda não concluíram o ensino médio pudessem testar os conhecimentos. Eles seriam excluídos do Enem. A ideia, no entanto, foi descartada.
Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário