O Reclame AQUI fez um levantamento para analisar o atendimento do Uber às
queixas feitas pelos seus consumidores pelo site. Só em 2016, o
aplicativo de transporte privado urbano recebeu 30.182 reclamações por
causa, principalmente, de clientes pedindo estorno do valor pago, com
dificuldades para fazer cadastro no app e alegando cobrança abusiva de
tarifas.
Sem surpresas, a cidade que mais fez reclamações foi São Paulo, que tem a maior base de consumidores cadastrados no Reclame AQUI e maior população do Brasil. No total, os paulistanos tiveram 8.431 problemas com o Uber.
Na
segunda posição aparece o Rio de Janeiro, com 5.359 reclamações. A
seguir, aparecem as cidades de Belo Horizonte (2.037 reclamações), Porto
Alegre (1.038) e Salvador (920).
Veja a lista com as 20 cidades que mais reclamaram do Uber em 2016
1 | São Paulo | 8431 |
2 | Rio de Janeiro | 5359 |
3 | Belo Horizonte | 2037 |
4 | Porto Alegre | 1038 |
5 | Salvador | 920 |
6 | Goiânia | 860 |
7 | Brasília | 844 |
8 | Recife | 817 |
9 | Curitiba | 648 |
10 | Niterói | 632 |
11 | Fortaleza | 532 |
12 | Guarulhos | 501 |
13 | Osasco | 361 |
14 | Campinas | 354 |
15 | São Bernardo do Campo | 335 |
16 | São Gonçalo | 333 |
17 | Santo André | 313 |
18 | Contagem | 213 |
19 | Duque de Caxias | 211 |
20 | Santos | 171 |
Reclamações aumentaram 22 vezes em um ano
Em janeiro de 2015, a empresa tinha apenas 2 reclamações no Reclame AQUI. No entanto, no segundo semestre as queixas aceleraram o ano terminou com 1.358 casos.
Em
2016, só o mês de maio já ultrapassou todas as reclamações do ano
anterior inteiro. O primeiro semestre fechou com 6,5 mil queixas e, mais
uma vez, a segunda parte do ano elevou significativamente as
reclamações, encerrando com mais de 30 mil, ou seja, 22 vezes mais que
2015.
Por que o Uber teve tanto problema?
Quando o
Uber começou a bombar no Brasil, era um exemplo de serviço prestado.
Dali para frente, começou uma "luta" com outras categorias, com direito a
protestos por todo o país, que ficou dividido. O consumidor procurava
novidade e os primeiros motivos de reclamação em 2015 eram sobre valor
abusivo, dificuldade de cadastro e com login e senha. O tipo de
reclamação mudou na metade de 2016, quando as queixas foram sobre o
aumento das taxas e até problemas com motoristas (quinto maior motivo de
queixa no segundo semestre de 2016).
Para o presidente do Reclame AQUI,
Maurício Vargas, a norte-americana Uber subestimou o consumidor quando
chegou ao Brasil. "O brasileiro quer atendimento e eles acharam que
apenas um serviço bom era suficiente. Essa foi a grande falha do Uber,
que não conhecia o consumidor brasileiro e abriu brechas para a
concorrência", aponta Vargas.
Em entrevista à Exame,
o diretor geral da Uber, Guilherme Telles, disse que há um controle
rígido na qualidade dos serviços prestados pela empresa e a nota média
de avaliação dos motoristas no Brasil continua estável em 4.8 pontos. “O
que acontece é que a demanda cresce muito, então novos motoristas
entram na plataforma constantemente para garantir que os usuários tenham
um carro. Na prática, com mais motoristas entrando toda semana existe a
chance de você pegar alguém que acabou de entrar na plataforma. Com os
feedbacks e as notas, eles se adequam à demanda e ficam com uma média
boa”, explica. “E, óbvio, motoristas que ficam abaixo da média de 4.6
são desligados da plataforma”, diz.
Fonte: Reclame Aqui
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