segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Quais são as 20 cidades que mais reclamaram do Uber no Reclame AQUI


Image result for Quais são as 20 cidades que mais reclamaram do Uber no Reclame AQUIReclame AQUI fez um levantamento para analisar o atendimento do Uber às queixas feitas pelos seus consumidores pelo site. Só em 2016, o aplicativo de transporte privado urbano recebeu 30.182 reclamações por causa, principalmente, de clientes pedindo estorno do valor pago, com dificuldades para fazer cadastro no app e alegando cobrança abusiva de tarifas.
Sem surpresas, a cidade que mais fez reclamações foi São Paulo, que tem a maior base de consumidores cadastrados no Reclame AQUI e maior população do Brasil. No total, os paulistanos tiveram 8.431 problemas com o Uber.
Na segunda posição aparece o Rio de Janeiro, com 5.359 reclamações. A seguir, aparecem as cidades de Belo Horizonte (2.037 reclamações), Porto Alegre (1.038) e Salvador (920).
Veja a lista com as 20 cidades que mais reclamaram do Uber em 2016
1
São Paulo
8431
2
Rio de Janeiro
5359
3
Belo Horizonte
2037
4
Porto Alegre
1038
5
Salvador
920
6
Goiânia
860
7
Brasília
844
8
Recife
817
9
Curitiba
648
10
Niterói
632
11
Fortaleza
532
12
Guarulhos
501
13
Osasco
361
14
Campinas
354
15
São Bernardo do Campo
335
16
São Gonçalo
333
17
Santo André
313
18
Contagem
213
19
Duque de Caxias
211
20
Santos
171

 

Reclamações aumentaram 22 vezes em um ano

Em janeiro de 2015, a empresa tinha apenas 2 reclamações no Reclame AQUI. No entanto, no segundo semestre as queixas aceleraram o ano terminou com 1.358 casos.
Em 2016, só o mês de maio já ultrapassou todas as reclamações do ano anterior inteiro. O primeiro semestre fechou com 6,5 mil queixas e, mais uma vez, a segunda parte do ano elevou significativamente as reclamações, encerrando com mais de 30 mil, ou seja, 22 vezes mais que 2015.

Por que o Uber teve tanto problema?

Quando o Uber começou a bombar no Brasil, era um exemplo de serviço prestado. Dali para frente, começou uma "luta" com outras categorias, com direito a protestos por todo o país, que ficou dividido. O consumidor procurava novidade e os primeiros motivos de reclamação em 2015 eram sobre valor abusivo, dificuldade de cadastro e com login e senha. O tipo de reclamação mudou na metade de 2016, quando as queixas foram sobre o aumento das taxas e até problemas com motoristas (quinto maior motivo de queixa no segundo semestre de 2016).
Para o presidente do Reclame AQUI, Maurício Vargas, a norte-americana Uber subestimou o consumidor quando chegou ao Brasil. "O brasileiro quer atendimento e eles acharam que apenas um serviço bom era suficiente. Essa foi a grande falha do Uber, que não conhecia o consumidor brasileiro e abriu brechas para a concorrência", aponta Vargas.
Em entrevista à Exame, o diretor geral da Uber, Guilherme Telles, disse que há um controle rígido na qualidade dos serviços prestados pela empresa e a nota média de avaliação dos motoristas no Brasil continua estável em 4.8 pontos. “O que acontece é que a demanda cresce muito, então novos motoristas entram na plataforma constantemente para garantir que os usuários tenham um carro. Na prática, com mais motoristas entrando toda semana existe a chance de você pegar alguém que acabou de entrar na plataforma. Com os feedbacks e as notas, eles se adequam à demanda e ficam com uma média boa”, explica. “E, óbvio, motoristas que ficam abaixo da média de 4.6 são desligados da plataforma”, diz.
Fonte: Reclame Aqui

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