sexta-feira, 29 de julho de 2016

Confira 5 dicas para comprar produtos na internet com segurança

É recomendado usar cartões de crédito para comprar na internet, pois é mais simples de sustar em casos de fraude

É sempre importante verificar a reputação do vendedor antes de realizar compras online; em casos de assinaturas, leia o contrato com muito atenção

É recomendado usar cartões de crédito para comprar na internet, pois é mais simples de sustar em casos de fraude
Comprar produtos na internet é uma prática muito comum no Brasil. Para que tudo seja feito com segurança e você não corra riscos de perder dinheiro ou passar por situações desagradáveis, no entanto, existe uma série de recomendações que devem ser seguidas.
É importante ficar muito atento a uma série de fatores ao comprar qualquer coisa na internet, pois, apesar de oferecer praticidade, o ato de adquirir um produto online pode oferecer alguns riscos. Confira abaixo algumas dicas para evitar qualquer transtorno. 

Saiba com quem você está fazendo negócio

Ao fazer compras online, é muito importante que a pessoa saiba exatamente quem está no outro lado da negociação. O consumidor deve usar seu direito de obter informações sobre a empresa. É obrigação da companhia fornecer no site dados como número de inscrição do fornecedor e o nome empresarial, além dos endereços físico e virtual. Se necessário, faça uma ligação para confirmar as informações. 

Prefira o cartão de crédito

O meio de pagamento mais recomendado para compras online é o cartão de crédito. Essa forma torna mais fácil realizar a sustação do pagamento caso haja algum problema, como a comprovação de fraude. 

Confira a reputação do vendedor

Antes de fazer compras online, procure verificar a reputação da empresa com a qual você está negociando. Pesquise informações com pessoas que já compraram naquele site anteriormente e verifique se a empresa costuma ter problemas com as vendas, se cumpre prazos e manda os produtos corretamente, por exemplo. Existem sites especializados para este tipo de avaliação que facilitam a busca por essas informações. 

Leia o contrato

Em casos de assinaturas ou contratações de serviço, é importante que o consumidor tenha todas as informações sobre o que está sendo contratado e preste muita atenção antes de fechar negócio. Além disso, é recomendado salvar todas essas informações, pois, caso haja algum problema, fica mais simples comprovar a situação. 

Use o Direito de Arrependimento

Ao realizar compras online, o consumidor tem o direito de desistir do produto adquirido no momento em que recebê-lo. No caso de assinaturas, o cliente tem 7 dias posteriores ao ato para apontar que não deseja mais o serviço. É responsabilidade da empresa informar os meios de utilizar o direito do arrependimento a quem deseja comprar em sua loja. 
Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário