quinta-feira, 28 de julho de 2016

Frutas: Mitos e Verdades

A nutricionista Carolina Cunha de Oliveira esclarece dúvidas frequentes sobre frutas bastante consumidas pelos brasileiros. Confira!

Além de serem extremamente saborosas, as frutas são excelentes fontes de nutrientes, ricas em vitaminas e minerais, essenciais para o funcionamento do organismo. São também fontes de fibras que colaboram no controle glicêmico e ajudam ao funcionamento do intestino. Além disso, as frutas contêm uma variedade de substâncias bioativas, como polifenóis e carotenóides, reconhecidas principalmente pelo efeito antioxidante, ajudando o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce.
Por serem saudáveis, as frutas podem ser consumidas à vontade.
Mito. Assim como outros alimentos, existem algumas frutas que são mais calóricas do que outras (ex.: abacate, manga, banana etc) e, por isso, devem ser consumidas sem exagero. 
A melancia deve ser consumida com moderação, pois atrapalha a digestão.

Mito. A ideia de que a melancia é uma fruta indigesta vem de sua composição. As fibras insolúveis presentes na sua polpa têm a propriedade de aumentar os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. 
Limão “afina” o sangue.
Mito. Não existe qualquer tipo de relação entre o limão e “afinar” o sangue.
O abacate não deve ser consumido com frequência, pois é uma fruta gordurosa.

Verdade. O abacate é uma fruta que tem, em sua composição, grande quantidade de gordura, por isso é necessário o consumo moderado.
A banana previne câimbras.

Verdade. A câimbra é consequência, entre outros fatores, da deficiência de potássio. A banana é rica em potássio, por isso, deve ser consumida como forma de sua prevenção. 
"A câimbra é consequência, entre outros fatores, da deficiência de potássio. A banana é rica em potássio, por isso, deve ser consumida como forma de sua prevenção".
O consumo de uva ajuda a prevenir problemas cardíacos.
Verdade. A uva, especialmente a roxa, contém substância antioxidante, os flavonóides, que impedem a oxidação do colesterol, prevenindo assim o desenvolvimento de aterosclerose. Além disso, contém a substância resveratrol que previne doenças cardiovasculares.
A carambola não é indicada para pacientes com problemas renais.
Verdade. A carambola contém uma toxina natural que não é filtrada pelos rins dos pacientes renais, levando ao acúmulo no organismo e atingindo o cérebro, podendo levar à morte do indivíduo.
"A carambola contém uma toxina natural que não é filtrada pelos rins dos pacientes renais, levando ao acúmulo no organismo e atingindo o cérebro, podendo levar à morte do indivíduo".
Pessoas com gastrite devem evitar consumir frutas cítricas.
Parcialmente verdade. O pH do estômago é mais ácido do que o das frutas cítricas. No entanto, algumas pessoas com gastrite sentem desconforto estomacal ao consumir algumas frutas. Por isso, depende da tolerância de cada indivíduo o consumo de frutas cítricas, quando se tem gastrite.
Comer abacaxi ajuda a queimar gorduras.
Mito. O sucesso do abacaxi deve-se à presença da bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de gorduras e proteínas e, portanto, favorece a digestão dos alimentos.
Quem tem prisão de ventre deve investir no consumo de mamão e ameixa.
Verdade. Mamão e ameixa são frutas ricas em fibras, as quais são capazes de absorver água e acelerar o trânsito intestinal.
O consumo de uma maça por dia combate os radicais livres previne o envelhecimento precoce.

Verdade. A maçã, assim como as demais frutas, possuem vitaminas antioxidantes e substâncias (flavonóides e polifenóis) que combatem os radicais livres. Além disso, a maçã contém elevado teor de pectina, cujos estudos têm revelado efeitos importantes contra os radicais livres. 
Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário