segunda-feira, 25 de julho de 2016

Veja cinco dicas para os cuidados com a saúde bucal das crianças

Image result for Veja cinco dicas para os cuidados com a saúde bucal das crianças

Preocupação, segundo especialista, começa mesmo antes dos dentes nascerem

Dados do Ministério da Saúde apontam que crianças de 18 a 36 meses já têm pelo menos um dente cariado. Na Região Sudeste, a ocorrência de cárie nesta faixa etária varia ente 31% e 39%. 
Por isso, segundo a odontopediatra Alessandra Souza, de Praia Grande, alerta que o cuidado com a saúde bucal começa antes mesmo dos dentes nascerem. Veja dicas: 
1. A higienização da boca do bebê é importante para evitar doenças inflamatórias causadas por fungos. É indicado o uso de dedeiras dentais de silicone para recém-nascidos.
2. “Quando o primeiro dente começar a aparecer, os pais podem iniciar a higienização com escovinha de cerdas especificas para essa fase e creme dental, já com flúor”, esclarece Alessandra. 
3. A dentista afirma que os adultos podem remover os dentes das crianças somente quando estiverem totalmente soltos, para evitar uma possível fratura de raiz. E alerta mais: “Extrações caseiras daquelas bem radicais, como amarrar o dente com fio dental e bater a porta, não são indicadas!”. 
4. Outro cuidado importante nessa fase de troca de dentes é não deixar que a criança leve a mão suja à boca para tentar amolecê-los.
5. Sobre o fio dental, a profissional ressalta que os pais devem usá-lo logo que os dois primeiros dentinhos nascerem. A falta do fio dental nos molares, localizados no fundo da boca, é a maior causa da cárie.
Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário