quinta-feira, 21 de julho de 2016

Idec lança site sobre mobilidade urbana

Image result for Idec lança site sobre mobilidade urbana
Plataforma MoveCidade tem o objetivo de informar e ampliar o engajamento da população no tema

 
Nesta quinta-feira (21), dia em que comemora 29 anos, o Idec lança o site MoveCidade, desenvolvido com o apoio do Instituto Clima e Sociedade e em parceria com o Laboratório de Experimentação Digital (LED).  
Povoado por conteúdo multimídia em formatos variados, a plataforma aborda os principais conceitos de mobilidade urbana de forma simples, trazendo animações, histórias em quadrinhos e infográficos. O objetivo é aproximar o cidadão do tema e facilitar o engajamento da população. 
“O direito à cidade está ligado à possibilidade que os diversos grupos sociais têm de se deslocar pelos centros urbanos e efetivar direitos garantidos na Constituição, como saúde, educação, lazer e cultura. O Código de Defesa do Consumidor (CDC), por sua vez, determina que transporte público deve ser um serviço de qualidade, oferecido de maneira a garantir a saúde e a segurança do consumidor”, afirma Teresa Liporace, assessora de projetos do Idec. 
Segundo uma pesquisa do Idec em parceria com o DataPopular, publicada em março deste ano, o transporte público é um dos serviços que mais causam dor de cabeça ao consumidor brasileiro. Porém, de acordo com o levantamento, as pessoas reclamam mais sobre os problemas para parentes e amigos do que nos canais oficiais.  
Para ajudar a combater o cenário de descontentamento generalizado e facilitar o acesso às páginas públicas de queixas e reclamações - muitas vezes difíceis de encontrar -, o site MoveCidade traz também uma página com links diretos para os canais oficiais de atendimento relacionados à mobilidade nas capitais do Brasil. 
“Os usuários estão na melhor posição para saber quais melhorias são necessárias. É fundamental que essas pessoas registrem suas opiniões nos órgãos responsáveis, ou mesmo participem ativamente, cobrando mais qualidade e investimentos”, diz Rafael Calabria, pesquisador de mobilidade urbana do Idec. 
Atuação ampla 
O site MoveCidade faz parte de um conjunto de inciativas voltadas para uma atuação permanente do Idec em relação à mobilidade urbana, com ações de advocacy, por exemplo, para incidir em políticas públicas sobre o tema.  
Além da plataforma, o Idec está desenvolvendo também um aplicativo gratuito voltado para a avaliação independente de linhas de ônibus, metrô, trens e bicicleta. A previsão é que o app seja lançado em setembro, mês da mobilidade.
Fonte: Idec

Nenhum comentário:

Postar um comentário