domingo, 10 de julho de 2016

Dicas que você precisa conhecer sobre higiene bucal

past
Quem nunca ficou com dúvidas sobre o período ideal para trocar a escova dental ou em relação à eficácia das pastas que prometem clarear os dentes instantaneamente?
Para evitar que você caia em promessas milagrosas, vamos tratar de mitos e verdades acerca do tema e informar sobre práticas corretas que podem contribuir para a sua saúde bucal.
1-      Quantidade de pasta
O creme dental aplicado na escova deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas, evitando que a pasta seja engolida facilmente. Não é necessário molhar a escova antes de iniciar a escovação. O excesso de água mais o exagero de creme dental acarreta muita espuma, diminuindo o atrito da escova com a superfície do dente, além de dificultar a visualização da escovação.
2-      Troca de escovas dentais
Não se deve usar a mesma escova por muito tempo. Elas devem ser substituídas no máximo a cada dois meses ou antes desse tempo, se o usuário perceber que as cerdas começaram a ficar desgastadas. Além disso, recomenda-se a troca da escova após uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
3-      Utilização de enxaguante bucal
Apesar de serem encontrados facilmente no comércio, são indicados para casos específicos e devem ser usados sob orientação profissional. Alguns, apesar de terem ação de prevenção à halitose, se usados por muito tempo, podem causar manchas nos dentes.
4-      Cremes dentais clareadores
De acordo com especialistas, até o momento, o único produto que realmente promove o clareamento do esmalte é o peróxido de hidrogênio ou carbamida, mas não encontramos no mercado brasileiro um creme dental que contenha estes componentes. Entretanto, algumas pastas possuem elementos mais abrasivos que conseguem remover algumas manchas superficiais e com isso proporcionam um resultado de “branqueamento” visual dos dentes. Cabe alertar que branqueamento de fato é resultado de um tratamento realizado em consultório com o auxílio de um profissional.
5- O uso de flúor 
Segundo alguns estudos, o flúor tópico – aquele presente em cremes dentais, enxaguatórios bucais e tratamentos com flúor – ajuda a prevenir o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades. Se a água que você bebe é fluoretada, então a escovação regular com creme dental com flúor é considerada suficiente para a maioria dos adultos com dentes saudáveis.
Por outro lado, para crianças o uso do flúor tópico é aconselhável a partir do momento em que a ela já possua coordenação suficiente para cuspir o excesso de flúor durante a aplicação em consultório, por volta dos três anos de idade.
Fonte: Diário do Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário