segunda-feira, 18 de julho de 2016

Na crise, consumidor abre mão de novo produto por assistência técnica

Consertos de produtos reduzem gastos e geram economia  (Foto: Reprodução EPTV)
A crise na economia tem feito muitos consumidores desistirem da compra de aparelhos de eletrodomésticos novos e investirem no conserto de produtos. Prova disso é que a procura por serviços de conserto em assistências técnicas em Campinas (SP) cresceu 20% nos últimos meses.

"O consumidor está percebendo que é muito mais vantagem manter o equipamento em ordem do que optar por comprar o mesmo produto", explica o empresário Lanierte Calixto.
O analista de sistema Luciano Barbosa da Silva  concorda, "fica bem mais barato consertar do que comprar um novo", comenta. Mesma opinião tem a dona de casa Ramone Rodrigues,  "hoje não dá. O brasileiro não tem condições. Mandar consertar fica muito mais em conta", relata.

Mudança de perfil
No atual momento, os clientes estão mais preocupados em conservar o que já possuem e, no caso dos elétromésticos, em fazer as manutenções preventivas para evitar o estragos.

"Hoje o cliente esta muito mais preocupado com a economia e a redução de consumo de energia", observa o Calixto.
O empresário Roni Porfírio também acredita que os clientes estão mudando o perfil na hora das compras. Na loja de eletrodomésticos dele, o movimento cresceu 10% nos últimos três meses e ele está otimista com o futuro dos negócios, "nós estávamos patinando. Agora, conseguimos dar uma equilibrada nas contas", relata.

Benefícios
De acordo com Calixto, as manutenções preventivas tem sido bem recebidas pelos consumidores porque, além de ajudar a economizar, também trazem benefícios como a prevenção, no caso dos equipamentos de ar condicionados, de doenças respiratórias que podem ser geradas devido a sujeira acumulada no equipamento.

"A manutenção preventiva traz benefícios tanto na parte de economia de energia  e na qualidade do ar também. O seu custo com manutenção chega a reduzir 90% quando você mantem o equipamento em ordem", explica o empresário.

Estratégias
Além dessas vantagens, uma das maneiras de atrair novos clientes é investir nas promoções "eu tenho promoção a vista de 5% de desconto e outras em quatro vezes no cartão ou no cheque", conta o empresário Porfírio, que espera que o momento positivo continue até o fim do ano, "A expectativa é trabalhar bastante. Não comprar novo por enquanto, só arrumar", conclui.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário