Se você está pagando mais caro pelo serviço, precisa ficar atento às obrigações do estabelecimento onde deixa o carro.
Achar vaga para estacionar na rua não é tarefa fácil e aí a saída é pagar um estacionamento, mas os preços estão subindo. E se você está pagando mais caro pelo serviço, precisa ficar atento aos seus direitos quando deixa o carro em uma vaga.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, nos últimos 12 meses, Fortaleza (8,73%), Porto Alegre (7,07%) e Rio de Janeiro (6,76%) foram as capitais que tiveram maior aumento. (Fonte: IBGE)
Tem motorista que para no primeiro estacionamento que encontra, nem pesquisa preço. Só que às vezes o mais perto sai mais caro Em Belo Horizonte, os preços variam até 300%.
Há estacionamentos que cobram preços diferenciados conforme o tamanho do carro. Carros maiores pagam mais caro. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essa diferença no valor só pode ser feita se a vaga oferecida for maior do que as outras. Se isso não ocorrer, a cobrança é considerada abusiva.
O Procon também alerta que o estacionamento é sempre responsável por furtos ou danos no carro. “A maioria dos estabelecimentos coloca uma placa que não se responsabiliza pelos objetos colocados dentro do veículo. O Código de Defesa do Consumidor determina a integral responsabilidade do estacionamento pelo veículo, seja a parte interna ou externa. Essa placa é abusiva, é uma placa falsa, que induz o consumidor ao erro com relação a quem de fato é o responsável pelo veículo. Não há dúvida, toda responsabilidade, seja interna ou externa do veículo, é do estacionamento”, explica o coordenador do Procon de Assembleia/MG, Marcelo Barbosa.
Fonte: Jornal Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário