quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Conheça os direitos do consumidor ao parar o carro no estacionamento

Leitor enviou os tikets do estacionamento para mostrar abuso na cobrança pelo Millennium
Se você está pagando mais caro pelo serviço, precisa ficar atento às obrigações do estabelecimento onde deixa o carro.

Achar vaga para estacionar na rua não é tarefa fácil e aí a saída é pagar um estacionamento, mas os preços estão subindo. E se você está pagando mais caro pelo serviço, precisa ficar atento aos seus direitos quando deixa o carro em uma vaga.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, nos últimos 12 meses, Fortaleza (8,73%), Porto Alegre (7,07%) e Rio de Janeiro (6,76%) foram as capitais que tiveram maior aumento. (Fonte: IBGE)
Tem motorista que para no primeiro estacionamento que encontra, nem pesquisa preço. Só que às vezes o mais perto sai mais caro Em Belo Horizonte, os preços variam até 300%.
Há estacionamentos que cobram preços diferenciados conforme o tamanho do carro. Carros maiores pagam mais caro. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essa diferença no valor só pode ser feita se a vaga oferecida for maior do que as outras. Se isso não ocorrer, a cobrança é considerada abusiva.
O Procon também alerta que o estacionamento é sempre responsável por furtos ou danos no carro. “A maioria dos estabelecimentos coloca uma placa que não se responsabiliza pelos objetos colocados dentro do veículo. O Código de Defesa do Consumidor determina a integral responsabilidade do estacionamento pelo veículo, seja a parte interna ou externa. Essa placa é abusiva, é uma placa falsa, que induz o consumidor ao erro com relação a quem de fato é o responsável pelo veículo. Não há dúvida, toda responsabilidade, seja interna ou externa do veículo, é do estacionamento”, explica o coordenador do Procon de Assembleia/MG, Marcelo Barbosa.

Fonte: Jornal Hoje 

Nenhum comentário:

Postar um comentário