terça-feira, 26 de janeiro de 2016

RJ: Procon Estadual entra com ação para bancos devolverem dinheiro pago em boletos fraudados

Uma das fraudes mais comuns é o código da instituição financeira não vir correto no boleto
Procon Estadual entrou com uma ação civil pública com pedido de liminar, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), para que os bancos Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil devolvam aos clientes o dinheiro que for pago por meio de boletos fraudados. Com a adulteração do documento, as quantias não estão indo para quem tem direito a recebê-las, mas para contas de terceiros. Na avaliação do Procon-RJ, as instituições financeiras estão fugindo da sua responsabilidade quanto à devolução destes valores.

Além disso, a autarquia destacou que a falta de segurança dos canais eletrônicos dos bancos vem causando problemas para os consumidores, já que os golpistas estão atuando e adulterando inúmeros boletos.
A ação do Procon Estadual pede para que os bancos devolvam o dinheiro ao consumidor em até 24 horas, contadas a partir do momento em que o cliente comunica ao problema, desde que a fraude seja comprovada. Caso esse prazo não seja cumprido, o Procon solicita que a Justiça aplique nos bancos uma multa diária de R$ 50 mil.
Fonte: Procon RJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário