quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Procon-SP fiscaliza aumento abusivo na venda de repelentes

Durante o mês de janeiro, especialistas da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, percorreram diversas farmácias e drogarias na capital e coletaram preços das principais marcas de repelentes do mercado. As cinco grandes redes que atuam em São Paulo foram notificadas a apresentar os preços praticados durante os meses de novembro e dezembro de 2015. Como em sua defesa as redes afirmaram que repassaram aumentos, o Procon solicitou as notas fiscais de compra da indústria para verificar qual índice de reajuste foi aplicado.
Após análise da diretoria de fiscalização do Procon-SP, se ficar comprovado que houve abusos nos aumentos de preços nos últimos três meses, período de agravamento do surto de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, as empresas serão autuadas.   De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, artigo 39, incisos V e X, é vedado ao fornecedor elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços e exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.
O Procon-SP solicita aos consumidores que enviem suas reclamações via redes sociais com foto dos preços de repelentes, seja nas prateleiras ou nas notas fiscais das farmácias/supermercados, que aumentaram os preços abusivamente.  As mensagens devem indicar o nome do estabelecimento, endereço completo, incluindo bairro e cidade, e, quando possível, valores praticados antes dos aumentos. 
Fundação Procon-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário