Em segundo e terceiro lugar no ranking estão Bradesco e Caixa.
Foram consideradas instituições com mais de 2 milhões de clientes
O conglomerado Itaú liderou o ranking de reclamações do Banco Central em dezembro deste ano, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (15) pela instituição. Neste caso, foram considerados bancos e financeiras com mais de 2 milhões de clientes.
No mês passado, o Itaú, que conta com 59,84 milhões de clientes, recebeu 612 reclamações consideradas procedentes. Com isso, registrou um índice de reclamações de 10,22. Segundo o BC, a maior parte das reclamações do Itaú (104) ocorreu pela "oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada".
O índice de reclamações, que é o principal critério utilizado pela autoridade monetária para formar o ranking, é calculado com base no número de reclamações dos correntistas consideradas "procedentes", multiplicado por um milhão e dividido pelo número de clientes da instituição financeira.
Em segundo lugar no ranking de reclamações de dezembro deste ano, aparece o Bradesco, com 647 reclamações. O banco possui 77,02 milhões de clientes. Com isso, seu índice de reclamações ficou em 8,39 no mês passado. Em terceiro lugar, ficou a Caixa Econômica Federal, banco que possui 78,01 milhões de clientes. Foram registradas em dezembro 616 reclamações procedentes. Seu índice de reclamações, com isso, somou 7,89 no mês passado.
Em quarto lugar, no ranking de dezembro, está o conglomerado HSBC. Com 12,82 milhões de correntistas, houve 78 queixas procedentes no período, o que resultou em um índice (que serve de base para o ranking do BC) de 6,08. Em quinto lugar ficou o Santander, que tem 33,5 milhões de clientes. As reclamações somaram 193 em dezembro, o que resultou em um índice de reclamações de 5,76.
O ranking está disponível na página do Banco Central e pode ser acessado aqui.
Fonte: G1
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