Estudo mostra que o brasileiro não abre mão do smartphone porque ele pode ser útil na hora de encontrar ofertas, comparar preços auxiliar no acúmulo de milhas
Em ano de crise, o brasileiro teve que rebolar para manter as contas em dia. E o celular, que já deixou há tempos de ser apenas um telefone, agora serviu também como estratégia para pesquisar preços e promoções. Foi o que apontou o índice popsynergy, estudo da agência nova/sb para medir popularidade. No Brasil, os cariocas (35%) foram os que mais usaram o celular para diminuir gastos, ficando acima da média nacional (31%). Para estudar o perfil do consumidor brasileiro no ano passado, a nova/sb contratou a Ilumeo, que ouviu quase 7.500 pessoas, de todas as regiões do país, entre novembro de 2014 e novembro de 2015.
“Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. E o consumidor do país está mais atento às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise. Ou seja, ninguém quer abrir mão de ter um smartphone e o utilizá-lo como estratégia de economia. Há ainda perfil de brasileiros que optou por atrasar contas de consumo como luz, água e manter o celular em dia para não perder oportunidades de ofertas”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio fundador da agência nova/sb e autor do livro ‘Comunicação de interesse público – ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor’.
Celular como estratégia de redução de gastos
Os estados que mais utilizaram este recurso em 2015
Rio - 35%
SP - 34%
PR, GO, SC - 32%
BRASIL – 31%
DF, BA - 31%
PE - 30%
MG - 29%
RS - 23%
Consumo presente no ranking dos assuntos mais populares de 2015 - Em uma segunda pesquisa, com resultado complementar, a nova/sb conseguiu definir os 18 assuntos mais populares do Brasil em 2015. O brasileiro também se interessou por assuntos que estão diretamente relacionados a estratégias de consumo: compras de mês (4o.), pontos/milhas (5o.), comércio por dispositivos móveis (6o.), comparadores de preços (8o.) e crédito em banco (14o.).
Ranking Popsynergy
Assuntos mais populares de 2015
1. Whatsapp
2. Economia de Água
3. Aplicativo de táxi
4. Waze
5. Compras de Mês
6. Pontos / milhas
7. Comércio por dispositivos móveis
8. Combate à Homofobia
9. Comparadores de Preços
10. Ciclofaixas
11. Faixas Exclusivas
12. Marcas Próprias
13. Educação Formal
14. Consumo de álcool por menores de idade
15. Crédito em Banco
16. Descriminalização da maconha
17. Ampliação de rodízio de carro
18. Pedágio urbano
Fonte: Adminsitradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário