quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Número de recall bate recorde em 2015; automóveis são maioria

Image result for Número de recall bate recorde em 2015; automóveis são maioria
Mais de 80% dos defeitos levam ao consumidor riscos de lesões e ferimentos.

O número de recall no Brasil bateu mais um recorde em 2015. É o que apontam os números divulgados pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) nesta quarta-feira, dia 20. O Boletim Recall 2015 traz informações sobre todas as campanhas de chamamento realizadas no ano passado, além de apresentar os riscos que os consumidores foram submetidos.
Em 2015, foram registradas 130 campanhas de chamamentos, com um total de 3.207.898 produtos foram submetidos a recall no país em 2015. A tendência permanece maior para os automóveis, responsáveis por 89 chamamentos. Também passaram por recalls motos, bicicletas, caminhões, cosméticos, medicamentos, alimentos, produtos infantis, aparelhos eletroeletrônicos e peças mecânicas.
Sabia disso? Montadoras podem avisar consumidor diretamente sobre recall
Riscos a lesões lideram os perigos
Sobre os riscos que levaram à realização dos chamamentos, o Boletim aponta que mais de 80% dos recalls levam ao consumidor riscos de lesões e ferimentos. Em segundo lugar, com 8% dos recalls, está o risco de fogo ou incêndio, seguido pela possibilidade de ocorrência de efeitos adversos à saúde, risco de quedas e exposição a perigo microbiológico. “É importante conscientizar a sociedade de que o recall é realizado porque há um risco concreto de dano a integridade física do consumidor”, ressalta Juliana Pereira.

Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário