quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Instituto da Qualidade Automotiva dicas de segurança para viagens de carro

A revisão preventiva deve ser feita em oficinas especializadas


É tempo de férias escolares, quando muitas famílias pegam estrada, seja para o litoral ou o interior. O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva alerta os motoristas para medidas simples de segurança que podem evitar algumas dores de cabeça, causadas na maioria das vezes pela imprudência. 
Antes de tudo, é fundamental levar o veículo para uma revisão preventiva, o que envolve a checagem de freios, suspensão, alinhamento, pneus, estepe, sistema de injeção, bateria, níveis dos fluidos, faróis e lanternas. “Muitos problemas acontecem por falta de manutenção”, afirma Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.
Uma recomendação é fazer a revisão em oficina que tenha o Selo de Qualidade IQA. “Assim como se pode confiar em empresas com certificação ISO, as oficinas mecânicas possuem norma similar. Mesmo não sendo obrigatória, a certificação é instrumento de segurança para o consumidor porque atesta a qualidade dos serviços”, afirma Sérgio Fabiano.
O engenheiro mecânico também lembra que o cinto de segurança deve ser usado por todos os passageiros. “Quando você usa o cinto de segurança no banco traseiro, a sua chance de sobrevivência aumenta em 75%”, explica.
Outro cuidado é manter uma distância de segurança do air bag: 40 centímetros para o passageiro e 25 para o motorista. E mais: se o carro tiver air bag e o condutor não estiver usando o cinto de segurança, toda segurança desenvolvida não será aplicada adequadamente. “Os veículos são projetados para ter o conjunto acionado”, justifica.
Na hora de guardar as bagagens, nada deve ser colocado sobre o tampão do porta malas. Qualquer objeto solto poderá ser jogado contra o painel ou os ocupantes. “Se um objeto de sete quilos estiver solto e o carro bater a 80 km/h, o peso relativo desse objeto aumentará 50 vezes, ou seja, 350 quilos serão arremessados”, exemplifica Sérgio Fabiano.
Fonte: Paraíba Total 

Nenhum comentário:

Postar um comentário