quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Veja o que interfere no consumo de energia da sua residência

celpe_interferenoconsumo (Foto: Shutterstock)
Além dos hábitos de consumo, a quantidade de moradores e a potência dos equipamentos podem influenciar no valor da conta de luz.


Hábitos de consumo e quantidade de moradores
A energia consumida dentro de casa depende também dos hábitos de uso e da quantidade de moradores de uma residência. A relação é bastante simples: quanto mais gente, mais pessoas tomando banho, utilizando micro-ondas, mais carregadores de aparelhos celulares, tablets e notebooks conectados na tomada, e mais itens na geladeira (o que aumenta a potência necessária para gelar, e por consequência, o gasto de energia).
Mas para ajudar a aliviar um pouco a conta de uma casa com muitos moradores, dá para repensar alguns hábitos de consumo. Por exemplo: sair e deixar o ar condicionado ligado para resfriar o ambiente enquanto você está fora interfere muito no consumo de energia, e acaba sendo um desperdício. Deixar vários televisores ligados ao mesmo tempo é outro costume que eleva a conta de luz. Manter todas as luzes da casa acesas também. Quanto menos tempo os equipamentos permanecerem ligados, menor será o peso deles no valor da energia. 
Clima
Um fator que independe da sua vontade, mas que interfere diretamente no uso de energia. O clima de um lugar vai, consequentemente, influenciar os hábitos de consumo dos moradores daquela região. Meses de muito calor costumam ser os vilões nessa hora: as temperaturas elevadas tendem a ocasionar um gasto maior de energia com o aumento na quantidade de banhos e a necessidade de ligar o ventilador ou o ar condicionado (um dos maiores responsáveis pela alta na conta de luz).
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário