sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Vai mudar em 2016? Veja cuidados para locação de imóvel

Vai mudar em 2016? Veja cuidados para locação de imóvel
Alguns detalhes além da documentação são importantes na hora de fechar um contrato de aluguel
Ano novo, vida nova. Muita gente leva a frase tão a sério que isso significa inclusive mudar de casa. De qualquer forma, o período é o preferido por quem busca um novo lar. O tempo livre proporcionado pelas férias possibilita um bom planejamento, para que o consumidor não caia numa fria. 

Roseli Hernandes, diretora de locação da Lello Imóveis, tradicional administradora e imobiliária paulistana, dá algumas dicas para que tudo saia conforme o esperado.
1)    Localização
O primeiro passo é delimitar as áreas de preferência em um ou dois bairros, para facilitar a pesquisa. Para isso, é fundamental verificar as opções de acesso, transporte e serviços essenciais como supermercados, padarias, farmácias, academias e escolas próximas aos locais desejados.
2)    Faixa de preços
É importante definir uma faixa de preço de aluguel, já incluindo despesas com IPTU e condomínio. É bom que esse valor não comprometa mais do que 30% da renda líquida mensal do interessado. Esse é o limite ideal para que o inquilino arque tranquilamente com as despesas durante os 30 meses de vigência média dos contratos.
3)    Pesquisa de preços
Solicitar à imobiliária uma boa pesquisa, pois os valores variam bastante. Há unidades de padrões similares numa mesma rua que possuem preços diferentes, dependendo do estado de conservação ou mesmo da proximidade com terminais de ônibus ou estações de metrô.
4)    Vistoria
Antes de assinar o contrato, a imobiliária deve providenciar uma vistoria no imóvel, deixando bem evidente seu estado de conservação. Dessa forma é possível determinar a responsabilidade de cada um no reparo de eventuais danos.  
5)    Garantia
O inquilino deve estudar com a imobiliária qual garantia se enquadra ao seu perfil. Atualmente as opções de garantia são fiador, seguro-fiança, caução (que depende de autorização do proprietário) e título de capitalização.
Fonte: Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário