As
redes sociais fazem parte do nosso dia a dia também nas relações de
consumo. São propagandas, ofertas de todo o tipo, e também ótimas
ferramentas para que o consumidor exponha o seu descontentamento em caso
de problema com algum prestador de serviço ou produto. Mas antes postar
uma queixa e "xingar muito no Twitter" é bom tomar cuidado, pois o
reclamado pode sentir-se ofendido e o desabafo, além de não surtir
efeito, pode trazer mais transtorno, como uma ação judicial, por
exemplo. Por isso o Procon-SP dá algumas dicas, antes de postar o seu descontentamento:
Cuidado com a linguagem
Não
deixe a raiva tomar conta de você no momento de postar sua queixa.
Respire fundo e exponha o problema sem usar palavões e xingamentos.
Evite afirmar que a empresa é desonesta ou age de má fé, mesmo se a sua
publicação for feita apenas em sua página pessoal; lembre-se: rede
social é um ambiente público e o que se posta pode ser visto e
compartilhado.
Certifique-se que a página é oficial
Caso
queira entrar em contato com a empresa via redes sociais, o consumidor
deve verificar se a empresa possui algum perfil ou página oficial para
que a reclamação seja vista pela empresa.
Ao
postar a reclamação dentro da página da empresa, não deixe de tirar um
print da tela para comprovar o envio da mensagem. Também é possível
mandar uma mensagem privada com mais detalhes sobre o ocorrido.
Fique atento aos seus dados
Tome
muito cuidado com o fornecimento de dados pessoais e protocolos, evite
informar números de documentos, endereço, telefone e dados bancários na
página da empresa. As redes sociais são canais públicos e qualquer
pessoa poderá ter acesso ao que foi postado. Fornecedores que se
utilizam deste canal para atender queixas dos consumidores, normalmente,
solicitam dados cadastrais via mensagens privadas; a partir deste
contato, ela passa a ser responsável pela privacidade das informações
prestadas.
Fonte: Procon-SP
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