sexta-feira, 15 de julho de 2016

Lei dá direito ao consumidor levar produtos de graça se houver divergência

Image result for Lei dá direito ao consumidor levar produtos de graça se houver divergência
Já está em vigor a lei municipal que dá direito ao consumidor cuiabano de levar gratuitamente produtos que estiverem com preços diferentes na gôndola e no caixa.
Estão submetidos à nova lei os estabelecimentos como supermercados, hipermercados, mercados, atacadistas e similares, onde ficam obrigados, caso apresente divergência no preço de um produto no caixa com o visualizado na gôndola a entregar gratuitamente ao consumidor. 
De acordo com art. 1º - O consumidor levará de graça a quantidade que estiver adquirindo até o limite de 10 unidades, após a conferência no caixa; e o que passar disso, levará pelo menor preço, de acordo com art. 5º da Lei Federal 10.962/2004 (no caso de divergência de preços para o mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor pagará o menor dentre eles). 
Para o autor da Lei Municipal 6.060/2016, vereador Onofre Junior esta Lei garante o respeito ao direito do cidadão e traz a atenção tanto por parte do consumidor, quanto para o comerciante na hora da compra.
“A Lei da gôndola foi criada após ouvirmos inúmeras denúncias de consumidores e ela vem de encontro com a garantia do direito do cidadão consumidor e servirá como espécie de “multa” aos estabelecimentos comerciais que muitas vezes agem de má fé e que daqui para frente terão que ficar mais atentos, com relação a qualidade no atendimento”, concluiu o vereador.
A Lei 6.060/2016 foi sancionada no dia 5 de maio e publicada no Diário Oficial dia 11 do mesmo mês.
Fonte: FolhaMax

Nenhum comentário:

Postar um comentário