De acordo com a conclusão do INSC, o setor que mais apresentou queda na qualidade, segundo o consumidor ,
foi o de hospitais e laboratórios, em que a retração foi de 16,7 pontos
percentuais, sendo esse o principal impulsionador da baixa medida no
período. O indicador da categoria é 68,7%.
O setor com melhor
resultado, pois manteve estabilidade, foi e de comunicações, que no
período analisado teve queda de 1,1 p.p. A pesquisa realizada pela
Escola Superior de Propaganda e Marketing usa como base produtos e
serviços de 92 empresas de 23 setores da economia. A ESPM afirmou que 15
desses setores apresentaram recuo na taxa de satisfação do consumidor
no ano passado.
Resultados
Loja de departamento (-9,9
p.p), eletroeletrônicos (-8 p.p), indústria digital (-5,1 p.p), personal
care (-3,1 p.p), bebidas (-3,3 p.p), indústria alimentícia (-4,4 p.p),
bancos (-5 p.p), seguradoras (-5,7 p.p), indústria farmacêutica (-5,1
p.p), convênios médicos (-2,5 p.p), aviação (-3,4 p.p), energia elétrica
(-3,6 p.p) e construtoras (-2,9 p.p), além dos já citados setores de
comunicações e hospitais e laboratórios.
Por outro lado, também
houve oito grupos que manifestaram superavite no acumulado de 2016,
sendo eles: saneamento básico com alta de 8,8 pp, gás com 5,3 p.p,
vestuário com 4,9 p.p, drogarias com 4,9, indústria automobilística que
teve alta no período de 4,8 p.p, bens de consumo com alta de 2,4 p.p,
transportes metropolitanos com 1,8 pp e os supermercados com resultado
positivo de 1,2 p.p.
Motivo
A
nota divulgada pela ESPM revela que o mês de agosto foi o que
apresentou o melhor desempenho no setor automobilístico, pois atingiu
77,6% da satisfação do consumidor. “A alta se deve ao lançamento do
modelo de uma das marcas analisadas com nova geração de equipamento
multimídia”, informa.
O melhor resultado da indústria alimentícia
aconteceu em abril de 2016, com satisfação de 68,4%. De acordo com o
balanço, o número apurado é consequência da ação de uma das marcas para
divulgar o produto. Já em setembro, o grau de satisfação retraiu para
59,3%, pois uma confusão entre acionistas de uma das principais marcas
do setor marcaram provocaram comentários negativos na internet.
O
mês de janeiro de 2016 foi o responsável pelo melhor desempenho nas
lojas de departamento, com índide de 68,9% satisfação dos consumidores. A
análise aponta que o motivo foi a megaliquidação após o período de
Natal. Entretanto, o mês de março foi o que apresentou o pior índice no
segmento, uma vez que os consumidores relataram problemas nos prazos de
entregas das compras feitas no período de janeiro, dificuldades de
acesso nos sites de comércio eletrônico, além de reclamações sobre o
atendimento nas lojas. Nesse mês, o INSC da categoria atingiu 62,5%.
No
segmento de eletroeletrônicos, a necessidade de uma marca chamar o
consumidor para o recall de em um produto, gerou o segundo pior
desempenho de 2016. A queda foi de 8p.p na taxa de satisfação dos
consumidores no mês de setembro, que atingiu 62%. Em novembro o
indicador teve alta,ao atingir 69,6%.
Fonte: IG
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