sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Alimentação inadequada pode afetar a saúde dos dentes

Com a vida moderna e a correria da rotina diária, as pessoas cada vez mais se alimentam mal, com refeições pouco saudáveis e, muitas vezes, sem mastigar os alimentos como deveria. Mas, como uma alimentação inadequada pode fazer mal à saúde do dentes?
“Os alimentos têm o potencial de destruir desde os dentes naturais, já que o ambiente da cavidade oral é contaminado e suscetível a transformações de acordo com a presença de determinados alimentos até prejudicar técnicas de clareamento, facetas de porcelana e aparelhos ortodônticos”, comenta a dentista Renata Martins, da Odontoclinic.
Renata explica que para os dentistas, existem alimentos ‘adesivos’, ‘ácidos’ e ‘detergentes’. “Os alimentos adesivos tendem a aderir aos dentes e são os responsáveis pela cárie. É um grupo composto por biscoitos, bolachas, doces e balas. Já, os alimentos ácidos como abacaxi, laranja, limão, kiwi e cítricos, em geral os sucos, bebidas de frutas e refrigerantes favorecem o que se de erosão ácida, que se manifesta sob a forma de desgaste da estrutura do dente, na região do dente próximo à gengiva, mesmo em bocas bem higienizadas.”
Os chamados alimentos detergentes eliminam resíduos de outros alimentos que ficam aderidos à superfície dental. Nessa categoria encontram-se as frutas, os legumes e as verduras de modo geral, preferencialmente crus ou cozidos no vapor. Esses alimentos necessitam de um maior tempo de mastigação, o que promove uma autolimpeza pelo atrito do alimento com o dente. Além disso, fornecem ao organismo muitos nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento, como as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico.
A dentista reforça ainda que uma dieta saudável deve conter vitaminas, sais minerais e fibras presentes no arroz, no feijão, no peixe, no leite e nos ovos, imprescindíveis para o bom andamento do organismo. “Cabe lembrar que a má nutrição e deficiências vitamínicas provocam a diminuição no fluxo salivar, gengivite e outras alterações na gengiva e no periodonto.”
Para uma boa saúde bucal, a primeira recomendação é manter uma boa higiene da boca após as refeições, principalmente antes de dormir e usar sempre o fio dental entre os dentes. “Isso ajuda a eliminar as bactérias que são a principal causa do mau hálito e das caries. Além disso, no intuito de manter a boca livre de doenças, devemos procurar ter uma alimentação balanceada, evitando alimentos prejudiciais à nossa saúde e ingerindo alimentos saudáveis”, salienta a dentista.
Segundo ela, o açúcar é o principal alimento das bactérias causadoras da placa bacteriana, que está associada ao aparecimento da cárie e do mau hálito. Sendo assim, deve-se evitar a ingestão de balas, chocolates e alimentos doces (com muito açúcar) no período entre as refeições. Já alimentos como alho, cebola, alimentos ricos em proteínas como ovos, feijão, carnes, leite, álcool, sucos cítricos e café são os principais causadores do mau hálito. “Por outro lado, vegetais, frutas, fibras entre outros alimentos não provocam cáries e nem mau hálito, sendo importantes aliados na manutenção da saúde oraI juntamente com a ingestão de dez copos de água por dia”, finaliza Renata.
Fonte: Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário