sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Aumento de segurança pode elevar tarifas de energia, diz Aneel


O custo para preparar o sistema de transmissão de eletricidade para suportar quedas simultâneas impactará a conta de luz

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, avaliou que o aumento da segurança do sistema de transmissão de eletricidade, capacitando-o para suportar quedas simultâneas, tem um custo que pode impactar as tarifas de energia no futuro. "Preparar o sistema para uma ocorrência dupla custa mais e essa segurança não pode ser a qualquer custo. É preciso dosá-la com a modicidade tarifária", afirmou, em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
O apagão na região Nordeste no fim de agosto aconteceu porque duas linhas foram atingidas por queimadas, sendo que o sistema nordestino suporta a queda de apenas uma linha. Rufino lembrou que a Aneel abriu um processo de fiscalização sobre as empresas que administram as duas linhas afetadas - Taesa e Ienne - e explicou que algumas geradoras também estão sendo fiscalizadas para verificar se o processo de recomposição do fornecimento de energia foi feito da maneira adequada.
"A agência vai apurar os fatos de maneira rigorosa. O processo dá tempo para que os agentes se manifestem, e quem tiver culpa será responsabilizado", garantiu. O diretor-geral destacou ainda que a Aneel determinou que as duas empresas limpassem imediatamente a vegetação das faixas das linhas de transmissão e enviou um alerta para todas as outras transmissoras. "Estamos em um período crítico de queimadas que podem provocar ocorrências se não houver cuidado dos agentes", concluiu.
Fonte: Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário