sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Greve: bancários fecham 6.145 agências em todo o País


Os bancários fecharam 6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todo o País nesta quinta-feira, primeiro dia de greve, segundo informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Foram 1.013 unidade paralisadas a mais que no primeiro dia de greve no ano passado.

Os bancários, que têm data-base em setembro, reivindicam 11,93% de reajuste salarial ante uma oferta de 6,1% dos patrões. Eles querem também aumento na participação de lucros e outras melhorias econômicas.
A Federação Nacional de Bancos (Fenaban) não fez uma estimativa sobre a adesão à greve, mas lamentou, por meio de nota, a posição dos sindicatos em paralisar o serviço. "A Fenaban lamenta essa posição dos sindicatos, que causa transtorno à população, e reitera que a maioria das agências e todos os canais alternativos, físicos (autoatendimento, correspondentes) e eletrônicos, vão continuar funcionando normalmente. Os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários", informou a nota.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), algumas das operações bancárias, como o pagamento de contas, poderão ser feitas pelos clientes por meio de opções como os caixas eletrônicos, a internet banking, o aplicativo do banco no celular, as operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes bancários, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
São Paulo
Cerca de 18 mil bancários aderiram à greve em São Paulo, segundo balanço divulgado na tarde desta quinta-feira pelo sindicato que representa 142 mil trabalhadores em São Paulo, Osasco e Região. De acordo com os dados, 580 locais de trabalho, sendo nove centros administrativos, fecharam no primeiro dia de paralisação.
A próxima assembleia dos bancários está marcada para segunda-feira, na Quadra dos Bancários, na capital paulista, a partir das 17h. Uma passeata deve ocorrer no dia seguinte, na Avenida Paulista, a partir das 16h.
Rio de Janeiro
De acordo com um levantamento da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), cerca de mil agências, das regiões metropolitana, serrana, dos Lagos, norte e da Baixada Fluminense não abriram hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário