quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Jovens de baixa renda lideram demanda por cartões de crédito, diz estudo da Serasa


Classe E tem adquirido mais cartões de crédito, mostra Serasa
O aumento do número de pessoas com empregos formais impactou o mercado de cartões de crédito nos últimos anos, segundo estudo da Serasa Experian. Os adultos com média de trinta anos e renda mensal média de R$ 1.428,78 impulsionaram o aumento da demanda por cartões de crédito em 2013. O grupo, que representava 12% do total de consumidores brasileiros de cartões de créditos no ano passado, representa 16% deste total atualmente.
Segundo a Serasa, a maior demanda de novos cartões de crédito, 26% do total, continua sendo ocupada por adultos de 20 a 30 anos, com baixa renda e empregos que exijam pouca qualificação ou mesmo informais. A pesquisa classifica como de baixa renda os consumidores que recebem até um salário mínimo (R$ 678).
Os dados indicam um crescimento de adesões e participações da classe E, cuja representatividade passou de 6,2%, em 2009, para 16,8% em 2013, num processo crescente a cada ano.
O estudo também mostra que 78% dos consumidores buscam por crédito ou serviços em mais de uma instituição. De acordo com a Serasa, este fator, se combinado ao aumento das adesões na classe E, alerta para a possibilidade de superendividamento e inadimplência futuros caso não haja planejamento financeiro. Ainda segundo a Serasa, esse risco precisa ser adequadamente monitorado, já que estes novos clientes não costumam ter experiência no mercado de crédito.
Para chegar a essas conclusões, a pesquisa usou informações de um milhão de CPFs e fez comparativos entre os primeiros trimestres de 2009 a 2013.
Fonte: Extra - online

Nenhum comentário:

Postar um comentário