sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Calçadas não podem servir de estacionamento privado, diz Procon

Image result for Calçadas não podem servir de estacionamento privado, diz Procon

Procon de João Pessoa vai autuar estabelecimentos que desobedecerem.
Hospitais, clínicas médicas e farmácias são exceção, segundo o órgão.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), informou nesta quinta-feira (18) que vai autuar os estabelecimentos comerciais de João Pessoa que utilizarem as calçadas rebaixadas como estacionamento privado, impedindo que o consumidor use esses espaços com correntes, cones e placas. De acordo com o órgão, hospitais, clínicas médicas e farmácias são exceção. 
De acordo com o secretário do Procon-JP, Helton Renê, os espaços são públicos e qualquer pessoa pode utilizá-los, sendo ilegal a prática do bloqueio com correntes, grades ou cones.  Segundo o secretário, a partir do momento em que um estabelecimento rebaixa a calçada e oferece mais espaço físico em frente ou nas laterais do prédio, está liberando o estacionamento para o público em geral, não apenas para os clientes.
“Mesmo com a campanha ‘Libera aí’, que é permanente, as reclamações continuam a chegar à Secretaria e, dessa vez, o estabelecimento que desobedecer a legislação será autuado na primeira visita. Depois de quase oito meses de orientação, não existe a desculpa de que existe o desconhecimento da lei. Lembramos que existe a exceção para clínicas médicas, hospitais e farmácias”, informou Helton Renê.
Ainda conforme o secretário, a Lei Complementar 63/2011 dispõe sobre a proibição de privatização das vagas em frente aos estabelecimentos comerciais, destinadas apenas aos clientes em atendimento, definindo multa administrativa, complementando a Lei nº 07/1995 do Código de Posturas do município de João Pessoa.  O órgão informou ainda que desde julho de 2015 iniciou campanha educativa sobre a questão, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na legislação municipal.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário