sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Médico dá dicas para quem não quer sofrer com o fim do horário de verão

Idosos e mulheres têm maior propensão ao desenvolvimento de sintomas desagradáveis com a mudança da rotina 

Mudança pode afetar principalmente as mulheres
O horário de verão termina na madrugada de sábado para domingo (21) quando, à meia-noite, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Apesar da mudança nos ponteiros ter provocado no interior paulista e na Baixada Santista a economia de energia elétrica equivalente ao abastecimento de Santos por 8 dias, o período, que dura 4 meses, é polêmico e pode provocar sintomas indesejáveis em muita gente.
O médico Roberto Debski, autor do blog Mais Saúde,  afirma que irritabilidade e oscilações de humor, estresse, alteração na produtividade e na qualidade do próprio sono estão entre os sintomas provocados pela mudança na rotina. "Esse desconforto pode se prolongar por até um mês, principalmente nos idosos e nas mulheres".
Segundo o profissional, as pessoas com mais idade já tendem a ter problemas para dormir e conseguir um sono reparador, e as mulheres estão sujeitas às alterações hormonais do ciclo menstrual.
Para amenizar os transtornos, principalmente nas pessoas mais sensíveis às mudanças de horário, o profissional dá dicas para que o corpo se prepare para a mudança que ocorrerá na madrugada de domingo. Confira: 
– Antecipe o horário de deitar para dormir em 10 a 15 minutos ao dia para chegar no dia da mudança do horário de verão já adaptadas
– Evite a ingestão de alimentos e bebidas estimulantes como café, refrigerantes, álcool e energéticos
– Hidrate-se bem, repouse, e evite estímulos excessivamente estressantes
– Faça atividades físicas moderadas, como caminhadas
– Medite e pratique técnicas de relaxamento e gerenciamento do estresse
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário