quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Hidratação: quais bebidas são ideais para as crianças?

Bebida; criança (Foto: Thinkstock)Com as crianças expostas às altas temperaturas da estação, é fundamental cuidar da hidratação delas. Água, sucos e outros líquidos garantem que consumam a quantidade recomendada pelos especialistas. Veja no que apostar

Quando o objetivo é manter a hidratação infantil, a água pura é unanimidade entre os especialistas–seu consumo, portanto, deve ser incentivado à exaustão. Ocorre que, nem sempre, a garotada a ingere de bom grado, nas quantidades adequadas. E ficar sem tomar líquido não é uma opção.
Sucos, água de coco, chás... os pais acabam recorrendo a todos os tipos de bebidas para não deixarem os filhos desidratar. Mas será que eles podem ser vistos como substitutos? Qual é a medida ideal? Tem um limite?
Para que eles entrem na dieta como aliados, sem prejudicar a nutrição, é preciso seguir algumas orientações, que se referem aos critérios de escolha e ao volume máximo diário por faixa etária. Nunca é demais lembrar que, nos seis primeiros meses, o bebê deve receber leite materno exclusivamente– até a água está dispensada. Depois disso, ela é sua principal aliada.

“Cerca de 80% do nosso organismo é constituído de água”, justifica a pediatra Renata Aniceto, da Pueri Nutri Consultoria e Assessoria em Nutrição Infantil (SP). Funções básicas no organismo, como transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais, além da eliminação de substâncias pela transpiração e pela urina, dependem dela para acontecer. A seguir, esmiuçamos o que você precisa saber sobre cada bebida e mostramos as medidas ideais, além de trazer três receitas refrescantes, elaboradas por chefs e nutricionistas, que são ótimas pedidas para os dias quentes. Confira:
* ÁGUA
* ÁGUA DE COCO
* SUCO DE FRUTAS NATURAL
* SUCO DE CAIXINHA
* CHÁ E CAFÉ
* LEITE
* REFRIGERANTE
* ISOTÔNICO
Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário