segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Procon orienta consumidor sobre compras em tempos de crise

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Veja as dicas do procon para os consumidores ao realizarem compras em supermercados

  • O consumidor deve ficar atento a algumas estratégias utilizadas pelos supermercados para atrais a atenção dos clientes e, consequentemente, fazer com que comprem mais, mesmo sem necessidade. Uma delas é a forma como os produtos são expostos nas prateleiras. Geralmente, na entrada das lojas são colocadas bancas temáticas relacionadas com a época do ano e seus artigos (produtos para ceia de Natal, ovos de chocolate na Páscoa, material escolar na época de volta às aulas, etc). Assim, considerando que o carrinho de compras ainda está vazio, o consumidor, atraído pela temática sugerida, pode acabar levando produtos que não pretendia comprar inicialmente. E acreditem, até mesmo o sistema de som (músicas), podem fazer com que o consumidor, distraído, comprem mais do que o necessário.
  • Outra tática é dispor nas prateleiras mais altas os produtos que possuem um valor mais alto, de marcas tradicionais, que podem ser comprados sem que o consumidor possa pesquisar corretamente todas as ofertas. O consumidor deve observar os produtos que melhor atendem às suas necessidades e que são consumidos com regularidade por sua família.
  • Para driblar esses pequenos “truques” de vendas dos supermercados é preciso se programar, ou seja, se organizar. O primeiro passo é, após analisar seu orçamento doméstico, estipular um valor que poderá ser gasto com a compra do supermercado. Faça uma lista colocando os produtos de primeira necessidade em primeiro lugar e com a ajuda de uma calculadora, poderá saber, com base no valor previamente estipulado, quanto ainda sobrará para a aquisição dos outros produtos considerados supérfluos. Desta forma, não terá surpresa no caixa.
  • As crianças geralmente influenciam na compra dos pais, principalmente nos produtos que têm publicidade focada no público infantil. Por isso deve ser avaliada a companhia delas, mas também pode ser uma ótima oportunidade para se ter a educação financeira e consciência no consumo. O fator custo x benefício é o que deve prevalecer.
  • Procure ir ao supermercado com tempo. A disposição é essencial para que o consumidor possa comparar os preços, as marcas e o peso dos produtos.
  • Evite ir às compras de estômago vazio. As chances de você colocar no carrinho alimentos de consumo rápido e muitas vezes desnecessários são grandes, haja vista que segundo especialistas a fome induz comprar mais.
  • Comprar produtos de marcas próprias de supermercados também é uma boa opção, pois em regra costumam ser mais baratos. Fique atento às promoções diárias e semanais dos supermercados. A pesquisa dos preços em diversos supermercados também é uma atitude que auxilia na economia no final do mês. Pode-se evitar as compras do mês e passar a efetuar a “compra da semana”.
  • Utilize uma calculadora, vez que ela é muito útil para saber o preço unitário dos produtos, a exemplo de pacotes fechados de papel higiênico. (Lembre-se de que nem sempre o maior é o mais econômico).
  • Evite comprar tudo no mesmo lugar, sobretudo em dias de promoção, pois os supermercados podem compensar os descontos aumentando os preços de outros produtos que não estão em oferta naquele dia.
  • Fique muito atento no caixa com o registro de preço dos produtos. É comum a divergência de preços, que é o preço diferente do que está indicado na prateleira.
  • Anote os preços dos produtos de sua preferência por um período, ou guarde o cupom fiscal por um tempo para ter a referência da variação do preço desses produtos.
  • Ao comprar produtos de hortifruti nos supermercados, em dias promocionais, esteja restrito apenas à compra desses produtos anunciados. Em pesquisas de preços já divulgadas pelo Procon Goiás, foi constatado que em dias de promoção de hortifruti, os outros itens que não estão anunciados, normalmente ficam mais caros que em dias normais. Caso não esteja atento, a economia ficará lá mesmo, no próprio supermercado.
  • Evite o desperdício. Pondere se há mesmo a necessidade de comprar uma grande quantidade de determinado produto apenas porque está em promoção. Frequentemente alguns produtos entram em oferta porque estão próximos da data de vencimento da validade.
Fonte: Procon-Go

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