quarta-feira, 29 de junho de 2016

Campanha alerta sobre riscos para crianças de cordões em persianas

Janela com persiana
Uma campanha global de conscientização sobre os perigos de cortinas e persianas com cordas  para crianças acontece até o dia 30 de junho. A iniciativa é fruto de uma parceria da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com órgãos regulamentadores de 17 países. No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está à frente da campanha e conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e da ONG Criança Segura. 
Acidentes por estrangulamento de crianças causados por cordões de persianas e cortinas são registrados em todo o mundo. Em resposta a uma pesquisa realizada pelo Inmetro no primeiro trimestre de 2016, 89% dos consumidores disseram reconhecer o risco de estrangulamento oferecido pelos cordões a crianças de 0 a 6 anos. Além disso, 10,4% afirmaram que conhecem alguma criança que tenha sofrido este tipo de acidente. 
O Inmetro ainda estuda se vai adotar alguma medida regulatória para melhorar a segurança desses produtos. No momento, reúne dados sobre acidentes nacionais e internacionais e acredita que a própria campanha de conscientização já é uma forma de intervir no setor e alterar o comportamento dos consumidores. 
“A campanha traz à luz um tema que ainda precisamos reforçar entre consumidores e fornecedores no Brasil, que é a prevenção ao acidente de consumo”, destaca Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec. “Mesmo se ainda não dispomos de números precisos, isso não significa que os acidentes não ocorram, mas apenas que não são notificados ou sequer relacionados aos produtos. Quando uma campanha como essa é feita, é justamente isso que ela pretende”, completa

Proteja a sua família

Veja dicas de como prevenir acidentes com cortinas e persianas. 
- Examine todas as cortinas e persianas em casa. Certifique-se de que não há cordões acessíveis. 
- Não coloque berços, camas e móveis perto das janelas, evitando que crianças tenham fácil acesso aos cordões. 
- Corte os cordões ou amarre-os em uma altura que as crianças não alcancem. Na dúvida, opte por cortinas ou blecautes sem cordões. 
- Mantenha as crianças sob supervisão, o estrangulamento por cordões de cortinas ocorre de forma rápida e silenciosa 
Como parte da campanha, as entidades envolvidas têm divulgado material informativo com dicas de prevenção nas mídias sociais com a hashtag #cortinasegura.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário