Ideia é para desafogar o Procon, onde atendimentos aumentaram 70%.
Segundo Procon, mais de 280 empresas já estão cadastradas.
Para ajudar a desafogar o Procon, os consumidores e empresas da região podem registrar queixas em um site do Governo Federal na internet. O endereço é supervisionado pelo Ministério da Justiça, onde a relação é feita diretamente com a empresa e o índice de solução é alto. Para fazer a reclamação é preciso se cadastrar no site do consumidor.
Ele mostra ainda o número de reclamações recebidas pela empresa, índice de solução de problemas, além do tempo médio que ela leva para dar as respostas.
O site pode ajudar a desafogar instituições como o Procon. Em São José dos Campos, de janeiro a maio deste ano, o número de atendimentos cresceu 77%. Foram 21,3 mil atendimentos contra 12 mil no mesmo período de 2015.
A coordenadoria do Procon explicou que mais de 280 empresas se cadastraram voluntariamente no site, por isso a predisposição em resolver os conflitos.
“Ainda existem muitas empresas que não se cadastraram, principalmente empresas de outras cidades. Então o consumidor tem que vir procurar o Procon. Mas entre 70% e 90% poderia ser resolvida pelo site se tiver a boa vontade do fornecedor e se o consumidor procurar.”, disse Aparecida Borges
A advogada Luciana do Amaral usou o site uma vez, para registrar queixa contra um banco, e após não conseguir resolver o problema pela central 0800, a resposta pela internet foi imediata.
“Entrei no site, fiz o cadastro no mesmo dia, no período da tarde, tive um retorno do banco dizendo que o problema havia sido resolvido e pedindo desculpas, inclusive pelo atendimento do 0800”, contou Luciana.
Fonte: G1
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