segunda-feira, 27 de junho de 2016

Tome cuidado com o uso dos aquecedores

Cuidados com os aquecedores no inverno
Com a chegada do inverno, os aquecedores são a solução encontrada por muitos para espantar o frio. O uso destes equipamentos, também aumenta os riscos de incêndio e acidentes domésticos. Na segunda-feira passada, três pessoas de uma mesma família de Passo Fundo, foram encontradas desacordadas em um apartamento. O motivo, conforme acreditam a polícia e o Corpo de Bombeiros, foi o oxigênio ficou saturado pelo uso de uma estufa e ar-condicionado, que estavam ligados com portas e janelas da residência fechados.
Segundo os Bombeiros a falta de revisão e de conhecimento prévio sobre o manejo de aquecedores é o principal motivo de problemas. Eles alertam que é preciso ter cuidados especiais para manter a casa aquecida com segurança. “Nunca durmo com o ar-condicionado ligado. Também deixo a janela um pouco aberta para circulação do ar e faço manutenção”, conta a professora Linda Rejane da Cunha, 60 anos.
Dicas de prevenção
* Manutenção dos equipamentos antes da utilização com técnicos responsáveis;
* Manter os aparelhos distantes de materiais combustíveis como cobertores, lençóis, tapetes, entre outros;
* Manter a circulação do ar no ambiente;
* Evitar dormir com os equipamentos ligados e, de preferência, retirar da tomada;
* Fazer a utilização dos equipamentos conforme manual de uso e verificar a certificação do produto.
Cuidado com os aquecedores
Ao utilizar aquecedores portáteis (elétricos e estufas), mantenha-os longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente. Não deixe que crianças se aproximem do aquecedor, pois o contato direto pode causar queimaduras. Desligue-o sempre, assim como qualquer outro equipamento elétrico, pelo interruptor do aparelho, e depois na tomada, jamais puxando pelo fio.
Lareira e fogão a lenha também podem causar acidentes
Cuidado ao acender lareiras. Não deixe tapetes, cortinas, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois de o fogo ter se extinguido, pois apenas a brasa pode iniciar o incêndio. Nunca use a lareira sem tela de proteção. Dependendo do tipo de lenha, podem pular fagulhas a grandes distâncias. Já o fogão a lenha deve ser mantido a uma distância de aproximadamente três metros de cortinas, móveis, roupas, livros ou tapetes, especialmente se tiver crianças na residência.
Aquecedores a gás podem causar intoxicações
Os aquecedores a gás, do tipo “de passagem” têm se constituído em potenciais causadores de acidentes envolvendo intoxicações pelo gás monóxido de carbono, que frequentemente levam os seus usuários a óbito. O gás é gerado pela queima incompleta do combustível em função da falta de manutenção dos queimadores dos aquecedores e também em função da falta de ventilação adequada nos ambientes onde estão instalados.

Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário