quarta-feira, 22 de junho de 2016

Cesárea só poderá ser agendada após a 39ª semana

Técnicas de relaxamento ajudam a grávida a manter a calma na hora do parto (Foto: Thinkstock)O Conselho Federal de Medicina divulgou nesta segunda (20/6) uma nova regra que determina o parto cesárea só poderá ser feito a partir da 39ª semana. Antes dessa recomendação (que passa a valer assim que for publicada no Diário Oficial), o órgão considerava que bebês nascidos depois de completar 37ª já eram maduros o suficiente para passar pela cirurgia. A nova regra, no entanto, só será considerada quando não houver prescrição médica que indique a antecipação do parto.
Em nota, o Conselho defendeu que a medida busca garantir a segurança do feto, citando pesquisas do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Os estudos mostram que bebês nascidos antes da 39ª semana têm maior possibilidade de apresentar problemas de respiração, principalmente síndrome do desconforto respiratório, dificuldades para manter a temperatura corporal e para se alimentar. A expectativa do CFM é que a nova regra reduza as taxas de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
Para realização da cesárea a pedido, passa a ser obrigatória a elaboração de um termo de consentimento livre e esclarecido pelo médico para que seja registrada a decisão da gestante, já implementada por muitas maternidades.
Vale lembrar que o parto normal traz uma série de benefícios para mãe e bebê, como menos desconforto respiratório do recém-nascido, já que, ao passar pelo canal de parto, ele expele secreções, e uma recuperação mais rápida pela mãe, entre outros. No entanto, há casos em que o parto cirúrgico é a melhor opção para a mulher e o filho, como explica a ginecologista e obstetra Paola Fasano, do Hospital São Luiz (SP). “Em algumas condições, como placenta prévia e diminuição do líquido amniótico, a cesárea antecipada é a melhor solução e isso continua valendo."
Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário