segunda-feira, 27 de junho de 2016

Confiança do setor de construção cai 1,1 ponto em junho, mostra FGV


Construção civilO Índice de Confiança da Construção, medido pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 1,1 ponto em junho, atingindo 68 pontos. Nos últimos três meses, o setor havia registrado alta acumulada de 2,5 pontos.
O Índice de Expectativas recuou três pontos, alcançando 74,9 pontos. Os dois quesitos que integram o índice recuaram, principalmente o que mede o otimismo com a situação dos negócios nos próximos seis meses, que variou -3,3 pontos.
Houve alta de 0,8 ponto no Índice da Situação Atual, atingindo 61,7 pontos, depois de cinco quedas consecutivas. O quesito que mais contribuiu para a alta foi o que mede o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, com crescimento de 3,7 pontos em relação a maio.
Para o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, a indefinição dos indicadores reflete o cenário nacional ainda dominado por incertezas. Segundo a pesquisa, 66,8% das empresas de construção dizem que a execução do programa de investimentos previstos para os próximos 12 meses é incerta.
Índice Nacional de Custo da Construção
O custo da construção em todo o Brasil teve taxa de variação de 1,52% em junho, acima do resultado do mês anterior, de 0,19%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,26%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,04%.
O índice referente à mão de obra apresentou variação de 2,64%. No mês anterior, a taxa foi de 0,32%. No grupo materiais e equipamentos, a variação foi de 0,21%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,07%.
A parcela relativa a serviços passou de uma taxa de -0,07% em maio para 0,46% em junho. Nesse grupo, foi destaque a aceleração da taxa do subgrupo projetos, cuja variação passou de -0,50% para 0,58%. O índice referente à mão de obra registrou variação de 2,64%, devido aos reajustes salariais em São Paulo e no Rio de Janeiro. No mês anterior, a taxa de variação foi de 0,32%.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário