sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cartões do Enem devem ser entregues até hoje. Veja o que fazer se o seu não chegar


O prazo para entrega dos cartões de confirmação para o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) de 2012 acaba nesta sexta-feira (14). Procurado os correios afirmaram que todos os candidatos receberão seus cartões, com os locais de prova do exame. Os estudantes temiam não receber o documento a tempo por conta da greve dos funcionários da empresa que durou 22 dias e terminou nesta quinta-feira (13).

Caso o estudante não receba o cartão, é possível imprimi-lo pela internet. A apresentação do papel é indispensável para que o estudante possa fazer o Enem deste ano.
A instituição e o MEC (Ministério da Educação) afirmaram que a paralisação não afetaria a entrega dos cartões, pois foi criada uma operação especial para a entrega dos cartões de confirmação, das provas e materiais adicionais do exame.
Vestibular
O Enem deste ano será nos dias 22 e 23 de outubro e permitirá o ingresso direto em mais de 40 faculdades federais, além de ser utilizado como parte do processo seletivo de outras 38. Na última segunda-feira (10) o ministro da Educação Fernando Haddad defendeu a substituição de todos os vestibulares pelo Enem. Ele também afirmou que o ensino médio precisa passar por uma reforma. O ensino médio é usado como pedágio para chegar à faculdade e não deve ser. O vestibular é um mal da educação brasileira e não deu certo em nenhum país do mundo.

A prova 
Serão aplicadas quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada, mais uma redação. As questões correspondem a quatro áreas: ciência da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagem, código e suas tecnologias e matemática.

O exame será dividido em dois dias – o primeiro com quatro horas e meia de duração e, o segundo, com cinco horas e meia. O início das provas está marcado para as 13h e recomenda-se chegar com uma hora de antecedência, às 12h, quando abrem os portões. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto – RG, certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação. De acordo com o edital, o estudante só poderá começar a prova após ler as instruções contidas no caderno de questões, no cartão-resposta e na folha de redação. Só será permitido o uso de caneta preta fabricada em material transparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário