terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dicas para o consumidor sobre compras de brinquedos

Antes de comprar qualquer brinquedo é importante o consumidor verificar na embalagem os seguintes dados: a faixa etária a que se destina, a identificação do fabricante, as instruções de uso e de montagem, a existência do selo de segurança INMETRO - que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor - juntamente com o selo de um órgão credenciado (IQB, Falcão Bauer). Produtos importados devem apresentar as mesmas informações exigidas para os nacionais, em língua portuguesa.

Uma vez escolhido o brinquedo, é conveniente pesquisar o preço e as formas de pagamento em vários estabelecimentos, já que o mercado apresenta diferenças significativas, como as constatadas na pesquisa. Deve ser sempre considerado o custo benefício do deslocamento no caso de estabelecimentos que estão apresentando produtos mais baratos que os da sua região, bem como, a comodidade e a segurança de comprar em lojas com estacionamento ou localizadas em shoppings. Por fim, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal no ato da compra.  

Atenção Consumidor:

*Brinquedos com ruídos excessivos podem causar sérios danos à audição.

*Produtos com cheiros e formas que imitam alimentos podem ser ingeridos indevidamente pela criança.

*As embalagens não devem conter grampos, pregos ou parafusos.

*Brinquedos compostos por materiais que se quebram facilmente, ou que possuam cordões longos, partes pontiagudas e cantos afiados não são recomendados para nenhuma idade.

*Não adquira brinquedos com peças muito pequenas para crianças menores de três anos, uma vez que há risco de serem engolidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário