O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça decidiu multar o SBT em 1 milhão de reais por publicidade disfarçada em programa infantil. Essa é a primeira vez que o órgão multa uma empresa de comunicação por esse motivo. A medida foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o departamento, os apresentadores de um programa do SBT anunciavam a marca dos prêmios no lugar dos nomes dos produtos, em jogos realizados por telefone. E ainda teciam elogios às marcas, estimulando o consumo: "Esse brinquedo é muito legal! Você vai se divertir muito!". Os produtos também eram mostrados de forma recorrente na tela, causando estímulo visual nas crianças.
O Código de Defesa do Consumidor classifica como abusiva a publicidade que se aproveite da "deficiência de julgamento e experiência" da criança.
De acordo com o departamento, os apresentadores de um programa do SBT anunciavam a marca dos prêmios no lugar dos nomes dos produtos, em jogos realizados por telefone. E ainda teciam elogios às marcas, estimulando o consumo: "Esse brinquedo é muito legal! Você vai se divertir muito!". Os produtos também eram mostrados de forma recorrente na tela, causando estímulo visual nas crianças.
O Código de Defesa do Consumidor classifica como abusiva a publicidade que se aproveite da "deficiência de julgamento e experiência" da criança.
Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário