segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Por quê Cartão de Crédito Pratica as Maiores Taxas de Juros


Mesmo com a Selic menor, as taxas de juros mensais do cartões de crédito aumentam dia após dia, chegado hoje a 10,50%, 14% e até 17%).Nesse último caso, uma dívida de R$ 1.000,00 chega  a R$ 2.565,16 em apenas 6 meses.
Isso, porque a demanda cresce, tanto por conta de um marketing ilusório, das facilidades oferecidas (verdadeiras iscas), como também por falta de dinheiro no bolso para compras à vista. Hoje as compras em supermercados significam 40% das compras com cartão de muitas famílias; ou seja tem muita gente comprando comida a prazo.
Com a grande concentração de bandeiras para apenas duas empresas - o duopólio Visa e Mastercard, sem uma real concorrência de mercado, não há qualquer preocupação com redução de juros. 
Outro fator que permite esses abusos é a falta de regulamentação. A Constituição, em seu artigo 173, parágrafo 4º, prescreve : “A lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise a dominação dos mercados, a eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros”.
A regulamentação, que falta, é responsabilidade do governo federal e do congresso. Se nossa constituição federal prevê retaliação para esse tipo de prática, por quê nada é feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário