É comum encontrarmos nos meios de comunicação anúncios de diversos tipos de produtos, como medicamentos, alimentos, produtos para a saúde, entre outros, prometendo resultados rápidos, um alívio imediato ou uma instantânea sensação de bem-estar. O fato é que alguns produtos nem sempre alcançam o efeito desejado pelo consumidor, podendo inclusive apresentar riscos decorrentes de seu uso inadequado.
Os anúncios devem divulgar informações verídicas e completas quanto a um determinado produto, mencionando todas as suas características, evitando destacar apenas seus aspectos benéficos.
Peças publicitárias que omitem informações essenciais ou que estão em desacordo com a legislação vigente expõem o consumidor a situações de risco, podendo estimular o uso inadequado do produto anunciado ou incentivar o uso deste com fins terapêuticos diferentes do aprovado em seu registro, o que pode causar danos à saúde. Desta maneira, o consumidor deve ficar atento às publicidades que prometem a cura para muitas doenças e desconfiar de produtos milagrosos. Lembre-se também que é fundamental denunciar as possíveis irregularidades, seguindo as orientações contidas na página de propaganda, no Portal da Anvisa (Propaganda/Regras básicas).
Fonte: Anvisa e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário